TEXTO PARA LEITURA E INTERPRETAÇÃO 3 ANO - NATAL



O Mistura de alegria disponibiliza para vocês este texto para leitura e interpretação 3 ano - natal, uma atividade interativa sobre um dos símbolos do natal.

A leitura fala sobre uma produção de panetone feito pela vovó, que é um alimento que está presente nas comemorações natalinas.


Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de dezembro. A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias. 

Estou criando estas atividades interativas diferentes, para que os alunos possam criar o gosto pela leitura.

O que é Panetone 

O panetone é um alimento tradicional da época de Natal, de origem milanesa, região a noroeste da Itália. Várias lendas tentam explicar a sua origem. 

O pão doce ou bolo de natal possui fragrância discreta de baunilha e recheio de frutas secas, tais como damasco, mamão, laranja, limão, maçã, cidra e a uva passa. 

Apesar de geralmente ser associado à cultura milanesa, tendo a forma alta e mais fina, há também o panetone piemontês, diferente apenas por ser mais largo e redondo.

Curiosidades sobre o panetone

O panetone é um pão doce, recheado de frutas secas (uvas passas e frutas cristalizadas). Tem fragrância de baunilha. Sua consistência macia é resultado de um processo de fermentação natural. 

A origem do panetone é um mistério. Existem várias lendas sobre sua origem, com uma descrição em comum: o Panetone tem origem em Milão, na Itália.Segundo uma das lendas, o panetone foi criado por um padeiro chamado Toni, que trabalhava na padaria Della Grazia, em Milão, na época de Ludovico, o Mouro (1452 – 1508). 

O jovem padeiro, apaixonado pela filha do patrão, teria inventado o pão doce para impressionar o pai de sua amada. Os fregueses passaram a pedir o “Pani de Toni”, que evoluiu para o “panattón” (vocábulo milanês), e depois para “panettone” (italiano).

Trabalhar com leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular). 

Tem como objetos de conhecimento: 

- Decodificação/Fluência de leitura 
-Formação do leitor 
-Compreensão 
- Estratégia de leitura. 

Com este texto para leitura e interpretação, os alunos poderão fazer aquela linda obra de arte, na caixinha do panetone.

É uma atividade educativa que pode ser bem explorada, pois, podem ser observados cada detalhe da embalagem, geometria, medidas de capacidade, o quilo, conceito de artesanal, o selo de qualidade do produto, gênero textual: receita, etc...

Dicas para impressão das atividades:

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 

 
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Texto para leitura e interpretação 3 ano,natal

Texto para leitura e interpretação 3 ano,natal

Texto para leitura e interpretação 3 ano,natal

Texto para leitura e interpretação 3 ano,natal

Texto para leitura e interpretação 3 ano,natal

Texto para leitura e interpretação 3 ano,natal

Texto para leitura e interpretação 3 ano,natal

Autoria das atividades: Adiléa Generoso

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


TEXTO PARA LEITURA E INTERPRETAÇÃO 3 ANO - NATAL TEXTO PARA LEITURA E INTERPRETAÇÃO 3 ANO - NATAL Reviewed by Adiléa Generoso on 22.11.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.