ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA ALFABETIZAÇÃO - POP IT DE NATAL



Olá amigos! Hoje eu trago para vocês estas atividades educativas para alfabetização - POP IT de natalque consiste na formação de palavras, com sílabas dispostas dentro dos pop its de figuras natalinas.

Estas atividades educativas para alfabetização, poderão ser usadas nas turmas do 1º, 2º e 3º do Ensino fundamental I. 



natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de dezembro. A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias. 

A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias.

Os símbolos do Natal representam o cenário da comemoração dessa grande festa cristã. É por isso que nessa altura do ano os encontramos espalhados por todos os cantos. 

Com origens em épocas distintas, cada um dos símbolos surge não só porque são bonitos e trazem mais beleza e alegria à festa, mas porque todos eles têm uma curiosa história para contar e, desta forma, transmitem uma mensagem.

Símbolos do natal

1-Sinos

O sino de Natal é o símbolo que representa o anúncio do nascimento de Jesus. Isso porque, além de sinalizar as horas, o toque dos sinos avisa as pessoas para se reunir para um acontecimento.

2-Bolas

As bolas que decoram principalmente a árvore de Natal representam os frutos das árvores.

3- A árvore

A árvore é, por tradição, um pinheiro. Isso porque o pinheiro é a única árvore que consegue manter suas folhas mesmo no frio intenso. Assim, simboliza vida e esperança.

4- Papai Noel

A figura do Papai Noel surge a partir dos gestos de bondade do bispo chamado Nicolau.Segundo a lenda, ele lançava moedas de ouro para as chaminés das casas dos mais necessitados na Turquia, tendo sido reconhecido pela igreja como santo.


Formar palavras a partir de sílabas tem o objetivo de: 

- Desenvolver habilidades de leitura e de escrita; 
- Compreender que palavras diferentes compartilham certas sílabas; 
-Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das sílabas; 
- Desenvolver o raciocínio; 
- Aperfeiçoar o vocabulário.

alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e apropriação do sistema de escrita, e pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e escrita.

alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.

Dicas para impressão das atividades:

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 



3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Atividades para alfabetização,formação de palavras, natal,pop it

Atividades para alfabetização,formação de palavras, natal,pop it

Atividades para alfabetização,formação de palavras, natal,pop it

Atividades para alfabetização,formação de palavras, natal,pop it

Autoria das atividades: Adiléa Generoso 

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA ALFABETIZAÇÃO - POP IT DE NATAL ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA ALFABETIZAÇÃO - POP IT DE NATAL Reviewed by Adiléa Generoso on 27.10.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.