LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - JOANINHA LILICA



Vejam estas atividades que eu acabei de criar leitura e interpretação de texto - Joaninha Lilica, atividade interativa, um livrinho para alunos do ensino fundamental I, sobre um inseto.

leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.


Joaninha é o nome popular dos insetos coleópteros da família Coccinellidae. Geralmente têm o corpo redondo e colorido, com muitas cores diferentes e espécies predadoras de pragas agrícolas e com grande importância na agricultura, pois atuam como controle biológico. Muitas espécies podem ser confundidas com outro grupo de besouros pequenos e coloridos, da família Chrysomelidae.

Características da joaninha 

A joaninha apresenta antenas, olhos e asas bastante finas e leves, que podem bater até 85 vezes por segundo, é uma espécie de besouro. Ela nasce preta, mas sua coloração adulta e as bolinhas pretas podem variar. Embora a vermelha seja a mais conhecida, existem cerca de 5 mil espécies de joaninhas diferentes.

A joaninha é um bichinho de jardim. No jardim encontramos diferentes animais que convivem de forma harmoniosa entre si: joaninhas, borboletas, libélulas, caracóis, grilos, tesourinhas, minhocas, abelhas, centopéias, etc.

Na primavera, os jardins ficam mais floridos, os campos mais verdejantes e os animais se alegram com tanta beleza. 

Em todo ecossistema o equilíbrio ecológico é mantido graças a uma série de relações, algumas positivas; outras, negativas. Uma relação altamente positiva é a que ocorre entre os insetos voadores e as flores. A polinização das flores é muito importante para a preservação das matas, florestas, pomares e jardins. Esse processo é realizado pelos insetos e pássaros. 

Portanto, a joaninha exerce um importante papel na natureza.  São úteis no combate contra pulgões e ácaros. Durante o verão, uma única joaninha pode comer até mil presas. Consequentemente, funcionam para o controle biológico. Em colheitas afetadas por pulgões, pode-se liberar as joaninhas e simplesmente deixar que controlem as pragas.

Na aprendizagem da leitura e da escrita, a criança percorre um caminho individual e próprio. À medida em que está em contato com materiais de leitura, tais como rótulos, embalagens, cartazes, livros, revistas, etc, ela está, sobretudo, iniciando o seu processo de descoberta do código escrito.

Trabalhar com leitura de textos pequenos, leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular).

Tem como objetos de conhecimento

-Decodificação/Fluência de leitura 
-Formação do leitor 
-Compreensão
- Estratégia de leitura.

Dicas para impressão das atividades:

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
  
Leitura e interpretação de texto, Joaninha Lilica, primavera

Leitura e interpretação de texto, Joaninha Lilica, primavera

Leitura e interpretação de texto, Joaninha Lilica, primavera

Leitura e interpretação de texto, Joaninha Lilica, primavera

Leitura e interpretação de texto, Joaninha Lilica, primavera

Leitura e interpretação de texto, Joaninha Lilica, primavera

Leitura e interpretação de texto, Joaninha Lilica, primavera


Autoria das atividades: Adiléa Generoso

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - JOANINHA LILICA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - JOANINHA LILICA Reviewed by Adiléa Generoso on 1.9.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.