LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - O PORQUINHO GULOSO



Vejam estas atividades que eu acabei de criar leitura e interpretação alfabetização - O porquinho Guloso, atividade interativa, um livrinho para alunos do ensino fundamental I, sobre um animal mamífero. 

leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.


Mamíferos 

Mamíferos são animais vertebrados, são seres altamente adaptáveis e podem ser encontrados por todo planeta. Se caracterizam pela presença de pelos pelo corpo e de glândulas mamárias nas fêmeas. Os mamíferos têm glândulas mamárias (por isso o nome da classe, Mammalia) e por elas alimentam seus filhotes. A quantidade de pelos no corpo varia de espécie para espécie. As baleias, por exemplo, apresentam pouquíssimos pelos ao redor do focinho, sendo a pele predominantemente lisa.

O porco é um mamífero robusto cujo formato lembra o de um barril. Ele é um animal famoso por ter grande apetite. Alguns porcos são selvagens, e outros, domésticos (criados pelo homem). 

Características físicas 

O porco tem corpo volumoso, com pernas curtas. Sua pele grossa é coberta por pelos duros. Os porcos medem desde cerca de 60 centímetros até 2 metros de comprimento. Os porcos domésticos podem chegar a pesar 320 quilos. O javali é o maior porco selvagem, mas é menor do que os porcos domésticos.

Os porcos também são chamados de suínos. O porco tem o corpo roliço, pernas curtas, orelhas caídas e um focinho grande que ninguém esquece. O porco adora comer, come de tudo, é só colocar na frente que o bicho traça. São também muito barulhentos, estão sempre grunhindo de um lado para o outro. A porca dá à luz, em média, a 12 filhotes chamados de leitõezinhos. Os porcos são umas das espécies mais antigas de animais de fazenda.

Sugestões de atividades 

-Interpretação escrita e oral, plural, formação de palavras, caça-palavras, autoditados,  etc... 
- Contar a história dos Três porquinhos;
-Tipos de animais vertebrados e invertebrados e algumas características;
- Propor momento de diálogos sobre o PORCO;
- Fixar as sílabas AR, ER, IR, OR E UR;
- Utilizar material reciclado para fazer as capas das atividades;
- Fazer uma colagem de um porquinho utilizando sementes ou papel, crepom. 

Música sobre o porquinho

Qui...qui...qui...qui...qui... grunhe o porquinho
Qui...qui...qui...qui...qui...como ele gordinho.

É guloso e tão mansinho
Ele é barrigudo, olé
O rabinho enroladinho
E as orelhas são em pé.

Repete: Qui...qui...qui...

As habilidades propostas para esta prática de linguagem são

-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. -(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.


Dicas para impressão das atividades

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.


DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - O PORQUINHO GULOSO LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - O PORQUINHO GULOSO Reviewed by Adiléa Generoso on 30.8.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.