LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - O CAVALINHO ALAZÃO



Vejam estas atividades que eu acabei de criar leitura e interpretação alfabetização - O cavalinho Alazão, atividade interativa, um livrinho para alunos do ensino fundamental I, sobre um animal mamífero.

leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.


Mamíferos 

Mamíferos são animais vertebrados, são seres altamente adaptáveis e podem ser encontrados por todo planeta. Se caracterizam pela presença de pelos pelo corpo e de glândulas mamárias nas fêmeas. Os mamíferos têm glândulas mamárias (por isso o nome da classe, Mammalia) e por elas alimentam seus filhotes. A quantidade de pelos no corpo varia de espécie para espécie. As baleias, por exemplo, apresentam pouquíssimos pelos ao redor do focinho, sendo a pele predominantemente lisa.

Sobre o cavalo 

O cavalo (Equus caballus) é um animal vertebrado, mamífero ungulado e de porte médio. Os cavalos fazem parte do grupo dos equinos, o mesmo da zebra, asno, pônei e burro.

Características do cavalo 

O peso do cavalo varia de 350 a 500 kg, a altura de 1,85 m de altura, em relação ao solo até o topo da cabeça, e 2,25 m de comprimento, além da cauda. 

Os cavalos podem viver de 25 a 40 anos. Eles são animais velozes, a raça puro sangue inglês, por exemplo, pode atingir até 60 km/h.

O corpo do cavalo é coberto por pelos curtos e lisos de coloração variada. A cabeça é alongada, os olhos são bem separados e as narinas são abertas. As orelhas são pontudas e podem se movimentar em direção ao som. 

Sugestões de atividades 

-Interpretação escrita e oral, plural, formação de palavras, caça-palavras, autoditados,  etc... 
- Contar a história do Alazão, do livro: O barquinho Amarelo;
-Tipos de animais vertebrados e invertebrados e algumas características;
- Propor momento de diálogos sobre o CAVALO;
- Falar sobre a utilidade do cavalo como meio de transporte;
- Fixar as sílabas CA, CE, CI, CO e CU;
- Utilizar material reciclado para fazer as capas das atividades;
- Fazer uma colagem de um porquinho utilizando sementes ou papel, crepom. 

As habilidades propostas para esta prática de linguagem são

-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. -(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

Dicas para impressão das atividades

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Leitura e interpretação alfabetização,atividade interativa,animais

Leitura e interpretação alfabetização,atividade interativa,animais

Leitura e interpretação alfabetização,atividade interativa,animais

Leitura e interpretação alfabetização,atividade interativa,animais

Leitura e interpretação alfabetização,atividade interativa,animais

Leitura e interpretação alfabetização,atividade interativa,animais


Autoria das atividades: Adiléa Generoso  

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - O CAVALINHO ALAZÃO LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - O CAVALINHO ALAZÃO Reviewed by Adiléa Generoso on 2.9.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.