29/09/2020

FICHAS DE LEITURA ENSINO FUNDAMENTAL

Olá minha gente amiga! Vejam o que que acabei de fazer: Lindas fichas de leitura ensino fundamentalcom o tema da semana das criançasque fala sobre uma menina com seu carrinho de boneca. 

dia das crianças, dia 12 de outubro se aproxima e eu resolvi criar uma série de leituras com interpretações de texto e atividades interativas, para mostrar alguns brinquedos, que fazem parte do universo das crianças.


Estas fichas de leitura para o primeiro ano, foram feitas baseadas no dia das crianças. Estão com a letra bastão, papel A4, com o desenho de um carrinho.

Com esta atividade interativa, o aluno vai fixar ou aprender os dígrafos consonantais RR, da palavra CARRINHO, que estão escritas dentro de cada suporte de proteção do mesmo.

Sugestões de atividades:

O(a) professor(a) poderá trabalhar, além do RR, a ordem alfabética das palavras, sentenças, separação silábica, produção de texto, formação de frases, etc... O carrinho de boneca é um brinquedo que as meninas gostam muito.

O ato de ler requer incentivo, o hábito de ler requer gosto, prazer de ler, desejo e curiosidade. E isso é válido para leitores mirins, juvenis e mais experientes. 

Nesta mesma atividade contém uma leitura com frases simples e bem curtas, para alunos do 1º ano do ensino fundamental I. Em seguida atividades de interpretação, separação silábica, autoditados, formação de frases.

Neste sentido, criei esta leitura pequena e de forma diferente , pois, é de suma importância o uso de textos curtos, para que o aluno possa ler oralmente com fluência e entonação, criando-se assim automatismo e gosto pela leitura. 

As habilidades propostas para esta prática de linguagem são: 


- (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
- (EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
- (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
- (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. 
- (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 
- (EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

Dicas para a confecção desta atividade:

- Imprimir todas as páginas do carrinho;
- Pedir aos alunos para pintar o primeiro carrinho que será a capa;
- Recortar todas as páginas;


-Cortar inicialmente as páginas, fazendo os devidos cortes nas linhas, das abas de proteção;
- Colar todas as 7 folhas fazendo-se assim um livrinho.

fichas de leitura ensino fundamental

Fichas de leitura ensino fundamental

Fichas de leitura ensino fundamental

Fichas de leitura ensino fundamental

Fichas de leitura ensino fundamental

Fichas de leitura ensino fundamental

Fichas de leitura ensino fundamental
Autoria das atividades: Adiléa Generoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário