ATIVIDADE EDUCATIVA - CRUZADINHA CORONAVÍRUS



Boa noite minha gente amiga! Vejam esta atividade educativa - cruzadinha infantil, com o tema do coronavírusque eu acabei de fazer, para os alunos do ensino fundamental 1

O novo coronavírus já causou várias mortes na China e fora dela o vírus segue se espalhando e o número de casos no Brasil passa de 70. OMS pede que países redobrem comprometimento com o combate à doença.

Os passatempos devem fazer parte das diversas estratégias de ensino. Esta cruzadinha enfatiza palavras, que falam sobre o coronavírus, sintomas, prevenções, etc..


É de fundamental importância compreender as relações entre consciência fonológica e alfabetização. Por isso, faz-se necessário criar situações para que os alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras, inclusive o uso de cruzadinhas em sala de aula.

De acordo com a BNCC, este tema de coronavírus tem como tema, vida em evolução.O objeto de conhecimento é microrganismos. 

A habilidade proposta é: 

- (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.   

As capacidades de partir palavras em sílabas, descobrir palavras dentro de palavras, comparar palavras quanto ao tamanho, comparar palavras quanto a semelhanças sonoras (de suas sílabas, rimas ou fonemas iniciais), formar novas palavras trocando letras e outros, são essenciais.

As habilidades propostas da BNCC: 

-(EF01LP27) Segmentar oralmente palavras em sílabas. 
-(EF01LP31) Reconhecer que alterações na ordem escrita dos grafemas provocam alterações na composição e no significado da palavra, fazendo corresponder fonemas e grafemas. 

             

                                                                 RESPOSTAS:
1- CONTÁGIO    2- CORIZA    3-FEBRE    4- CONTATO    5-SINTOMAS  6-MÃOS  
7-PREVENÇÃO    8-ESPIRRO   9-DORES  10- ÁGUA   11-MÁSCARA

Autoria das atividades: Adiléa Generoso


DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


ATIVIDADE EDUCATIVA - CRUZADINHA CORONAVÍRUS ATIVIDADE EDUCATIVA - CRUZADINHA CORONAVÍRUS Reviewed by Adiléa Generoso on 12.3.20 Rating: 5

8 comentários:

Tecnologia do Blogger.