30/10/2019

LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO

Olá amigos, hoje eu trago para vocês esta leitura e interpretação alfabetização, que acabei de fazer, com o tema do dia da consciência negra

O nome da menina desta leitura, "Ada" foi escolhido propositalmente, após uma pesquisa. Vejam:

Ada 
De origem nigeriana, o nome Ada significa “primeira filha” e é usado para nomear a primeira menina da família. Em inglês, o nome significa “feliz” e “próspera” enquanto em hebraico significa “bela” e “adornada”. Também pode ser escrito como Aada e Adah.

Leitura e interpretação alfabetização

Cabe ao professor aproveitar o tema desta leitura, para realizar conversas informais, destacando a importância do amor, respeito, amizade, igualdade e outras palavrinhas mágicas, que não poderão faltar.
  
A leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura. 

Por isto, acho de suma importância o uso de textos curtos, para que o aluno possa ler com fluência e entonação, criando-se assim automatismo de leitura. 

O ato de ler requer incentivo, o hábito de ler requer gosto, prazer de ler, desejo e curiosidade. E isso é válido para leitores mirins, juvenis e mais experientes. 

O prazer de ler está interligado não somente à necessidade da leitura, mas à aproximação estabelecida entre o sujeito leitor e o fascínio da obra literária. 

Trabalhar com leitura de textos pequenos, leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular). 

As atividades desta leitura são: interpretação, separação silábica, formação de frases, autoditado, adjetivo, formação de palavras,etc....

Tem como objetos de conhecimento: 

 -Decodificação/Fluência de leitura 
 -Formação do leitor 
 -Compreensão 
 - Estratégia de leitura. 

 As habilidades propostas para esta prática de linguagem são: 

-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. 
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 



-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto. 

Leitura e interpretação alfabetização              Leitura e interpretação alfabetização

Leitura e interpretação alfabetização               Leitura e interpretação alfabetização
Autoria das atividades: Adiléa Generoso

Um comentário: