30/03/2012
27/03/2012
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA ,SÉRIES INICIAIS DE ALFABETIZAÇÃO
Olá amigos hoje eu trago para vocês esta avaliação de geografia e história para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I.
Esta avaliação traz questões sobre os diversos tipos de moradias e suas características, e questionamentos que fazem parte da vida cotidiana dos alunos.
São 10 questões, para serem pontuadas de acordo com cada professor.
A avaliação está prontinha no jeito de imprimir. Com isto, vai facilitar a vida de muitos profissionais da educação.
O blog Mistura de Alegria traz sempre atividades educativas e atividades prontas para facilitar a vida dos profissionais da Educação!
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
26/03/2012
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA 2º ANO SÉRIES INICIAIS DE ALFABETIZAÇÃO
Olá amigos. Hoje eu trago para vocês esta avaliação de geografia e história, 2º ano do Ensino Fundamental I.
Esta avaliação é para o 1º bimestre pois, contempla o tema do dia da escola e datas comemorativas.
A avaliação tem 9 questões que poderão ser pontuadas de acordo com cada professor. Já está pronta para imprimir e com isto vai facilitar a vida de muitos profissionais da educação.
O blog Mistura de Alegria tem várias atividades de alfabetização. Navegue clicando o tema da sua preferência, na caixa de pesquisa.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2 ANO
Olá minha gente! Hoje eu trago para vocês esta avaliação de matemática 2 ano, do Ensino Fundamental I.
Esta avaliação tem 7 questões que serão pontuadas de acordo com cada professore. São questões sobre ordem crescente, escrita de numerais por extenso, medidas de tempo, problemas e operações de adição e subtração do fato 7.
Segundo Luckesi (2011) “o ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar os atos de ensinar e aprender produtivos e satisfatórios”.
O processo de ensino/aprendizagem é muito mais complexo que isso.
A avaliação como instrumento a serviço da aprendizagem do aluno deve contribuir para a análise e para a decisão de quais ações pedagógicas deverão ser tomadas durante o processo de ensino.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
25/03/2012
AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS, SÉRIES INICIAIS DE ALFABETIZAÇÃO, IMPRIMIR E COLORIR
Olá amigos. Hoje eu trago para vocês esta avaliação de ciências, 2º ano do Ensino Fundamental I.
Esta avaliação 7 questões que serão pontuadas de acordo com cada professore e traz questões sobre as estações do ano e pontos cardeais.
A avaliação está pronta para imprimir e com isto vai facilitar a vida de muitos profissionais da educação.
O blog Mistura de Alegria tem várias atividades de alfabetização. Navegue, clicando o tema da sua preferência, na caixa de pesquisa.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
23/03/2012
AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS 2º ANO, TEMA FESTA DO CAVALO ,IMPRIMIR
Olá amigos! Vejam o que eu trago para vocês. Esta avaliação de português, para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I.
Esta avaliação de português aborda questões de texto com interpretação, título, número de parágrafos, sinônimos, ordenar fatos, separação e classificação de sílabas, ordem alfabética, autoditados e formação de sentenças.
Ela é composta por 12 questões e já está pronta para imprimir.
A avaliação da aprendizagem na escola tem dois objetivos: auxiliar o educando no seu desenvolvimento pessoal, a partir do processo de ensino-aprendizagem, e responder à sociedade pela qualidade do trabalho educativo realizado.
Esta avaliação de português aborda questões de texto com interpretação, título, número de parágrafos, sinônimos, ordenar fatos, separação e classificação de sílabas, ordem alfabética, autoditados e formação de sentenças.
Ela é composta por 12 questões e já está pronta para imprimir.
A avaliação da aprendizagem na escola tem dois objetivos: auxiliar o educando no seu desenvolvimento pessoal, a partir do processo de ensino-aprendizagem, e responder à sociedade pela qualidade do trabalho educativo realizado.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
22/03/2012
AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS - DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Olá amigos, hoje eu trago esta avaliação de ciências - dia mundial da água, para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I.
Esta avaliação de ciências contempla o tema água, e foi planejada com atividades estudadas em sala de aula. Por sinal, é muito importante este tema, para que os alunos possam conscientizar sobre o uso adequado da água e dicas de economia.
Esta avaliação de ciências contempla o tema água, e foi planejada com atividades estudadas em sala de aula. Por sinal, é muito importante este tema, para que os alunos possam conscientizar sobre o uso adequado da água e dicas de economia.
São 10 questões que poderão ser pontuadas de acordo com cada professor. Questões sobre os estados da água na natureza, a utilidade da água, ciclo da água e o tratamento que dever ser feito.
É como se fosse um teste, para verificar a aprendizagem dos alunos.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
DIA MUNDIAL DA ÁGUA, PRODUÇÃO DE TEXTO, IMPRIMIR, COLORIR
VOCÊ ESTÁ VENDO APENAS UM MODELO DA ATIVIDADE. VOCÊ TEM TODA A AUTONOMIA PARA USÁ-LA DE ACORDO COM AS SUAS NECESSIDADES.
ESTA ATIVIDADE TAMBÉM PODE SER USADA NAS SÉRIES INICIAIS DE ALFABETIZAÇÃO, PARA PROPOR AS CRIANÇAS QUE FORMEM PALAVRAS DE ACORDO COM CADA LETRA.
19/03/2012
DIA MUNDIAL DA ÁGUA - LEITURA A GOTINHA VIAJANTE
Vejam o que eu trago para vocês, para o dia mundial da água- leitura a gotinha viajante, com atividades de interpretação de texto.
A leitura e interpretação de texto fala sobre uma gotinha viajante, que explica o processo do ciclo da água.
A leitura e interpretação de texto fala sobre uma gotinha viajante, que explica o processo do ciclo da água.
Trabalhar com leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular).
Tem como objetos de conhecimento:
- Decodificação/Fluência de leitura
-Formação do leitor -Compreensão
- Estratégia de leitura.
Façam a leitura individual e coletiva, vejam a segmentação da escrita, conversas informais e outras.
Tem como objetos de conhecimento:
- Decodificação/Fluência de leitura
-Formação do leitor -Compreensão
- Estratégia de leitura.
Façam a leitura individual e coletiva, vejam a segmentação da escrita, conversas informais e outras.
É uma ótima sugestão para o dia mundial da água.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
15/03/2012
DIA DO CIRCO - ALFABETIZAÇÃO: CAÇA-PALAVRAS
Olá amigos, hoje eu trago para vocês estas atividades do dia do circo - alfabetização: caça-palavras, para alunos das séries iniciais de alfabetização.
O Dia do Circo é comemorado anualmente em 27 de março. Esta data serve para homenagear este tipo de entretenimento que encanta crianças e adultos de todas as idades.
Conceito de caça-palavras
Os caça-palavras são ótimas estratégias de ensino-aprendizagem. São caça-palavras das sílabas complexas, atividades educativas, que vão auxiliar na fixação ou nos treinos das sílabas introduzidas.
Passatempo é a denominação dada a uma atividade de entretenimento livre, que o indivíduo desenvolve sozinho ou coletivamente. Elas podem ser trabalhadas com todos os alunos ou apenas com os alunos com baixo desempenho, para casa, etc.
Passatempo é a denominação dada a uma atividade de entretenimento livre, que o indivíduo desenvolve sozinho ou coletivamente. Elas podem ser trabalhadas com todos os alunos ou apenas com os alunos com baixo desempenho, para casa, etc.
Formar palavras tem o objetivo de:
-Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
-Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
-Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das letras;
-Desenvolver o raciocínio;
-Aperfeiçoar o vocabulário.
-Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
-Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
-Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das letras;
-Desenvolver o raciocínio;
-Aperfeiçoar o vocabulário.
As palavras tem relação com o circo.
Em seguida eles poderão escrever as palavras no caderno de aula, separar as sílabas, formar sentenças e colocar em ordem alfabética.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
DIA DO CIRCO - ALFABETIZAÇÃO: COLORINDO E APRENDENDO
Olá amigos, hoje eu trago para vocês estas atividades do dia do circo - alfabetização: colorindo e aprendendo, para alunos das séries iniciais de alfabetização.
O Dia do Circo é comemorado anualmente em 27 de março. Esta data serve para homenagear este tipo de entretenimento que encanta crianças e adultos de todas as idades.
Com esta atividade educativa, o aluno será capaz de compreender as diferenças entre o sistema de escrita e outras formas gráficas, através de sinais, letras, números, etc...O eixo desta atividade é apropriação do sistema de escrita.
O dia do circo é celebrado no dia 27 de março, para homenagear essa forma antiga e fascinante de entretenimento.
O circo é conhecido por suas apresentações alegres e coloridas, que incluem malabaristas, equilibristas, acrobatas, palhaços e muito mais.
Com esta atividade de alfabetização, o aluno vai descobrir as palavras ordenando as letras.
Formar palavras tem o objetivo de:
-Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
-Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
-Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das letras;
-Desenvolver o raciocínio;
-Aperfeiçoar o vocabulário.
-Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
-Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
-Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das letras;
-Desenvolver o raciocínio;
-Aperfeiçoar o vocabulário.
As palavras tem relação com o circo. Em seguida eles poderão escrever as palavras no caderno de aula, separar as sílabas, formar sentenças e colocar em ordem alfabética.
No circo são realizados shows e espetáculos, são apresentados vários números divertidos e impressionantes, como palhaços, acrobatas, equilibristas, contorcionistas, mágicos, etc.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.