TRABALHANDO COM O CALENDÁRIO ATRAVÉS DA POESIA



Hoje eu trago para vocês esta poesia A gatinha parda, para alunos da educação infantil. Trabalhando com calendário através da poesia.

Esta poesia para educação infantil, fala sobre uma gatinha parda que sumiu e a autora fala um pouco dos meses do ano, trabalhando-se assim de maneira lúdica, o calendário.



poesia é o texto escrito ou falado, que apresenta ritmos e rimas. Nas classes de educação infantil é muito comum o trabalho com parlendas e trava-línguas, mas a partir do primeiro ano do ensino fundamental esses textos vão perdendo espaço para textos informativos ou histórias que tenham fundo moral.

Objetivo da poesia na educação infantil:

➤O objetivo de se trabalhar a poesia em sala é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno. Além disso, o educador pode trabalhar a escrita de poesias, contudo deixar os alunos livres de temas, para que seus anseios interiores sejam retratados enquanto escreve. 

Eles poderão pintar os espaços existentes entre cada palavra, contar quantas estrofes e versos tem na poesia, as rimas existentes e os diminutivos.

As atividades propostas para esta poesia são interpretação, autoditado, caça-palavras, separação silábica, formação de sentenças, ordem alfabética, etc...

Dicas para impressão das atividades: 

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

É proibido, como qualquer outra atividade deste blog, postar as imagens em grupos de Facebook, WhatsApp, Instagram ou qualquer outra rede social. Se gostar das atividades poste apenas o link direcionado ao Blog Mistura de Alegria. Você estará valorizando o meu trabalho.

Poesia A gatinha parda,calendário


Poesia A gatinha parda,calendário

Autoria das atividades: Adiléa Generoso

Espero que tenha gostado das atividades e do Mistura de Alegria. . Volte sempre que precisar de outros temas. Fique ligado nas novidades!

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


TRABALHANDO COM O CALENDÁRIO ATRAVÉS DA POESIA TRABALHANDO COM O CALENDÁRIO ATRAVÉS DA POESIA Reviewed by Adiléa Generoso on 11.1.11 Rating: 5

5 comentários:

  1. Adiléa,
    Que bom tê-la como seguidora do Livro e Arte, que alegria!
    Dia 15, amanhã, estou iniciando a comemoração de aniversário de 2 anos do meu blog, vou sortear uma bolsa de tricô, linda... não deixe de participar e por gentileza convide seus amigos e seguidores.
    Obrigada.
    Beijos,
    Almira Almeida

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia, aprender em forma de poesia é realmente muito mais prazeroso. Parabéns pelo trabalho! beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adiléa
    Foi muito bom relembrar esta poesia e melhor ainda trabalhar com o calendário. Gostaria se possivel os meses que colocamos no lacunado pois já nao me lembro toda.
    Beijos e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer seu trabalho, você nos ajuda muito no dia a dia. Sou seguidora de suas atividades. Bjss!!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo disse:
    Adiléia
    Este bimestre estamos trabalhando poesia.Gostaria se possível os meses que colocamos no lacunado desta poesia com o calendário da gatinha parda.
    Beijocas e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.