DENGUE - ATIVIDADES COM MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Hoje eu criei uma paródia sobre a dengueatividades com música na educação infantil, para alunos do ensino fundamental I. 

São atividades educativas de alfabetização, elaboradas a partir de uma paródia sobre a dengue. As atividades propostas são: formação de palavras, rimas, consciência fonológica, sílaba inicial e final, separação silábica,plural, etc...


Sobre a dengue, aedys, Zika e Chicungunya

Diante deste tema polêmico sobre a dengue, Zika e Chikungunya, da grande preocupação mundial , sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, resolvi criar esta música ou seja paródia sobre a dengue, pois só através das atividades para alfabetização, que poderemos ajudar os alunos na sensibilização da comunidade, com atitudes simples e necessárias para combater estas doenças.

Não existem medidas de controle específicas para o ser humano, já que não existe nenhuma vacina ou droga antiviral. Então, o único jeito de prevenir a doença é combatendo o mosquito da dengue.

Para isso, é fundamental manter o domicílio sempre limpo e atentar ao acúmulo de água em locais abertos, evitando assim a proliferação de mosquitos.

Muitas músicas possibilitam o uso de gestos, palmas e com isto incentiva a aprendizagem e o desenvolvimento para a cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio afetivo do indivíduo. 

Atividades com música na educação infantil- dengue

atividade com música na educação infantil vai beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. O(a) professor(a) poderá usar outras músicas, dependendo da participação e envolvimento dos alunos. 

Sempre que eu trabalhava um tema importante na escola de educação infantil, eu criava uma paródia com músicas que faziam parte do contexto das crianças, ou seja, músicas populares e cantigas de roda. 

Eu ensinava os pequenos a somar, subtrair, ler e escrever. Mas, para dar um ar mais divertido às aulas, eu gostava de fazer paródias de músicas famosas. Assim, em vez de apenas cantar o famoso "Terezinha de Jesus", eu criava a minha: "Música da dengue". 

As crianças riam e cantavam juntas, aprendendo de forma descontraída. Outra paródia que fez muito sucesso era a da música "Como pode o peixe vivo". Assim, eu transformei a letra em "Como pode um mosquitinho ", sobre a dengue. Vários temas como meio ambiente,água, etc eram ensinados com ludicidade mostrando sempre a importância de cuidar dos livros e do ambiente escolar. 

E assim, com muitas músicas e diversões, as crianças das turma de educação infantil aprendiam não só os conteúdos tradicionais, mas também valores e atitudes importantes para a vida. E tudo graças às paródias criativas. 
música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral. É como se tornássemos o nosso 'hardware' mais poderoso", explica a pedagoga Maria Lúcia Cruz Suzigan, especialista no ensino de música para crianças. Essas áreas se interligam e se influenciam. Sem música, a chance é desperdiçada. Segundo Maria Lúcia, quanto mais cedo a escola começar o trabalho, melhor. 

A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. 

Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada.

Dicas para impressão das atividades:

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 

 
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

É proibido, como qualquer outra atividade deste blog, postar as imagens em grupos de Facebook, WhatsApp, Instagram ou qualquer outra rede social. Se gostar das atividades poste apenas o link direcionado ao Blog Mistura de Alegria. Você estará valorizando o meu trabalho.

Atividades com música na educação infantil,dengue

Atividades com música na educação infantil,dengue

Atividades com música na educação infantil,dengue

Atividades com música na educação infantil,dengue

Autoria das atividades: Adiléa Generoso

Espero que tenha gostado das atividades e do Mistura de Alegria.  Volte sempre que precisar de outros temas. Fique ligado nas novidades!

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


DENGUE - ATIVIDADES COM MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DENGUE - ATIVIDADES COM MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Reviewed by Adiléa Generoso on 19.2.24 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.