20/11/2023

LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Mistura de alegria disponibiliza para vocês esta leitura e interpretação alfabetização - dia da consciência negra, com esta leitura do Pintinho Plic.

A leitura fala sobre um Pintinho chamado Plic, que é "diferente" dos demais pintinhos, por ser todo pretinho. Com esta leitura, o professor terá um leque de temas que poderão ser abordados:(carinho, amor, respeito, identidade, preconceito, discriminação, etc...)


Discriminação é a conduta de transgredir os direitos de uma pessoa, baseando-se em raciocínio sem conhecimento adequado sobre a matéria, tornando-a injusta e infundada. 

Racismo é a denominação da discriminação e do preconceito (direta ou indiretamente) contra indivíduos ou grupos por causa de sua etnia ou cor. 

"A diferença é o caminho para acabar com o preconceito. Seja diferente e aceite quem não é igual a você "! Leônia Teixeira


leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura. 

Por isto, acho de suma importância o uso de textos curtos, para que o aluno possa ler com fluência e entonação, criando-se assim automatismo de leitura.
 
É necessário desde cedo, dar às crianças condições e possibilidades , para refletirem sobre a sua própria identidade. Falar sobre preconceitos e discriminação racial e seus valores, pois, é de suma importância, para que elas possam conviver com as diferenças.
 
Cabe a escola, que é um espaço social oportunizar e abordar este tema de maneira lúdica, com leituras e brincadeiras para que as crianças reorganizem seus sentimentos e pensamentos. 

Objetivo desta leitura:

- Abordar o tema da consciência negra numa versão diferente, para que a criança possa reconhecer a sua própria identidade,  valorizar a sua imagem e a do outro, desenvolver valores básicos e valorizar a diversidade racial.

Objetivos específicos:

-Valorizar a diversidade;
-Valorizar ações de cooperação, respeito e solidariedade;
-Apreciar atos de leitura como fonte de conhecimento.

As habilidades propostas para esta prática de linguagem são: 

 -(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. 
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto. 

Dicas para impressão das atividades:

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 

 
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Leitura e interpretação alfabetização,dia da consciência negra         Leitura e interpretação alfabetização,dia da consciência negra

Leitura e interpretação alfabetização,dia da consciência negra         Leitura e interpretação alfabetização,dia da consciência negra

Autoria das atividades: Adiléa Generoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário