O Mistura de alegria disponibiliza para vocês esta leitura e interpretação alfabetização - dia da consciência negra, com esta leitura do Pintinho Plic.
A leitura fala sobre um Pintinho chamado Plic, que é "diferente" dos demais pintinhos, por ser todo pretinho. Com esta leitura, o professor terá um leque de temas que poderão ser abordados:(carinho, amor, respeito, identidade, preconceito, discriminação, etc...)
Discriminação é a conduta de transgredir os direitos de uma pessoa, baseando-se em raciocínio sem conhecimento adequado sobre a matéria, tornando-a injusta e infundada.
Racismo é a denominação da discriminação e do preconceito (direta ou indiretamente) contra indivíduos ou grupos por causa de sua etnia ou cor.
"A diferença é o caminho para acabar com o preconceito. Seja diferente e aceite quem não é igual a você "! Leônia Teixeira
A leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.
Por isto, acho de suma importância o uso de textos curtos, para que o aluno possa ler com fluência e entonação, criando-se assim automatismo de leitura.
É necessário desde cedo, dar às crianças condições e possibilidades , para refletirem sobre a sua própria identidade. Falar sobre preconceitos e discriminação racial e seus valores, pois, é de suma importância, para que elas possam conviver com as diferenças.
Cabe a escola, que é um espaço social oportunizar e abordar este tema de maneira lúdica, com leituras e brincadeiras para que as crianças reorganizem seus sentimentos e pensamentos.
Objetivo desta leitura:
- Abordar o tema da consciência negra numa versão diferente, para que a criança possa reconhecer a sua própria identidade, valorizar a sua imagem e a do outro, desenvolver valores básicos e valorizar a diversidade racial.
Objetivos específicos:
-Valorizar a diversidade;
-Valorizar ações de cooperação, respeito e solidariedade;
-Valorizar ações de cooperação, respeito e solidariedade;
-Apreciar atos de leitura como fonte de conhecimento.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário