LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ESTAÇÕES DO ANO



Olá amigos!Hoje estou disponibilizando para vocês, estas atividades sobre as leitura e interpretação de texto - estações do ano, para que vocês possam baixá-las gratuitamente.

Esta leitura e interpretação de texto fala sobre uma menina chamada Sofia, que conhece a importância de usar agasalhos adequados para a estação mais fria do ano, que é o inverno.



O inverno é uma das quatros estações do ano e representa o período em que as temperaturas caem consideravelmente, em regiões do planeta que apresentam essas estações bem definidas.

O inverno é a estação do ano que sucede o outono e antecede a primavera. A principal característica dessa estação é a queda nas temperaturas. Contudo, é válido ressaltar que as estações do ano, consequentemente o inverno, diferenciam-se de acordo com suas localizações no planeta.

O surgimento das estações do ano é consequência do constante movimento em que a Terra se encontra. Essas estações nos ajudam a perceber os ciclos da natureza, como aquecimento, resfriamento, perda das folhas ou o florescer das flores. 

As estações do ano são: primavera, verão, outono e inverno. Cada uma delas possui características próprias.

Datas das estações do ano no Hemisfério Sul 

*Verão: 22 de dezembro a 20 de março; 
*Outono: 20 de março a 21 de junho; 
*Inverno: 21 de junho a 23 de setembro; 
*Primavera: 22/23 de setembro a 22 de dezembro.

Características das estações do ano 

Como características das estações do ano, podemos citar as seguintes: 
Verão: é a estação mais quente do ano, tendo os dias mais longos e as noites mais curtas. Possui grande quantidade de chuvas devido à alta evaporação da água acumulada no solo. 
Outono: no geral, várias folhas das árvores caem, e muitas flores se transformam em frutos, servindo de alimento para a fauna da região. É conhecida por ser a estação das frutas. 
Inverno: é a estação mais fria do ano. As noites são mais longas e os dias são mais curtos, havendo hibernação de alguns animais. 
Primavera: é conhecida como a estação das flores. Nessa estação, as temperaturas ficam mais amenas.

Objetivos destas atividades: 

 -Ler reconhecendo globalmente as palavras. 
 -Dominar convenções gráficas. 
 -Desenvolver fluência na leitura. 
-Identificar características das estações do ano. 

A leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido.Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura. 

Por isto, acho de suma importância o uso de textos curtos, para que o aluno possa ler oralmente com fluência e entonação, criando-se assim automatismo de leitura.


Dicas para impressão das atividades:

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Leitura e interpretação de texto,estações do ano,inverno

Leitura e interpretação de texto,estações do ano,inverno

Leitura e interpretação de texto,estações do ano,inverno

Autoria das atividades: Adiléa Generoso




DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ESTAÇÕES DO ANO LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ESTAÇÕES DO ANO Reviewed by Adiléa Generoso on 19.6.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.