POESIA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - DIA DAS MÃES



Hoje eu trago para vocês poesia para educação infantil - dia das mães, com o título, Mamãezinha, para alunos do ensino fundamental I.

É uma poesia bem antiga, do ano de 1973, retirada do livro " As mais belas poesias", onde o personagem descreve a importância da mamãe, por ser uma pessoa fantástica e que só deseja ver a nossa felicidade.


 
Como é bom saber que existe alguém, que não mede esforços para ver a nossa felicidade, que se desdobra e não mede sacrifícios para que ver o nosso bem. Que nos deu a vida e que se dedica para que nada nos falte.

dia das mães é um evento que acontece em várias partes do mundo e tem como intuito celebrar o amor e o carinho de todos às mães. 

No Brasil, a comemoração é celebrada no segundo domingo do mês de maio. Nesse dia, é comum as pessoas oferecerem presentes às suas mães e enviarem mensagens de amor.


Origem do Dia das Mães 

Tudo começou na Grécia e Roma antiga. Essa celebração teve origem na Grécia e Roma Antiga, mais precisamente nas festas primaveris. Nesses eventos aconteciam os cultos de adoração às divindades que representavam as mães, como as Deusas Reia, mãe dos deuses, ou Cibele, a Deusa mãe romana, conhecida também por Magna Mater.

Poesia é um texto poético, geralmente em versos, que faz parte do gênero literário denominado "lírico".

O trabalho em torno das poesias em Educação Infantil visa as oportunidades para que as crianças sejam capazes de:

• Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se pela poesia; 
• Familiarizar-se com a escrita de poemas por meio do manuseio de livros, revistas e outros e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário; 
• Escutar poesias lidas, apreciando a leitura feita pelo professor, ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura.  

Poesia para educação infantil para baixar

Professor(a) leia a poesia com os alunos, para que eles possam seguir com o dedinho, observando-se assim a segmentação da escrita, as rimas e em seguida fazer a interpretação inicial, oralmente. 

A poesia é um texto onde o autor expressa diretamente sentimentos e visões pessoais.Trabalhar com poesia está de acordo com a BNCC

O trabalho com poesia estimula a leitura e a escrita, sua musicalidade e seu caráter rico em imaginário são particularmente mais encantadores para as crianças do que os rígidos e técnicos textos científicos e possuem mais potencial para despertar o interesse do aluno no código linguístico. 

Com esta poesia Mamãezinha foram elaboradas as atividades de interpretação, rimas, segmentação da escrita,separação silábica, plural e formação silábica.

Dicas para impressão das atividades: 

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto. 

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Poesia para educação infantil,dia das mães

Poesia para educação infantil,dia das mães


Poesia para educação infantil,dia das mães

Autoria das atividades: Adiléa Generoso 

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


POESIA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - DIA DAS MÃES POESIA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - DIA DAS MÃES Reviewed by Adiléa Generoso on 10.5.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.