CALENDÁRIO DE JUNHO DE 2023 - ATIVIDADES DE MATEMÁTICA



Boa noite! Hoje eu trago para vocês este lindo calendário de fevereiro de 2023 - atividades de matemática, para alunos do ensino fundamental I. 

É o calendário do mês de junho, o mês de São João, para que os alunos possam colorir no dia a dia. 



Calendário é um sistema para contagem e agrupamento de dias que visa a atender principalmente às necessidades civis e religiosas de uma cultura. 

Neste mês de junho comemora-se o dia dos namorados (12/06) e no dia 24/06 o dia de São João. 

Neste sentido, considera-se o mês das quadrilhas, pois a festa junina acontece em quase todos os finais de semana.

Atividades de matemática com o calendário de junho -2023

O professor vai fazer uma análise do mês, junto com os alunos, observando o número de dias do mês, a quantidade de sábados, domingos e feriados, comparar o número de dias com os demais meses e falar sobre o ano que é bissexto.

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos. 

Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano.


Atividades sobre o calendário de junho de 2023 gratuitas

Em seguida os alunos vão colorir o cabeçalho do calendário e no dia a dia o numeral correspondente.

Os alunos vão fazer uma análise no calendário do ano de 2023, para observarem os demais meses.

É muito bom trabalhar com os temas das datas comemorativas, pois assim temos um leque de atividades que ajudam no processo de alfabetização.

Comemorar o mês de junho é um hábito antigo em várias partes do mundo.Junho é mês de quentão, quadrilha e de celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro. As festas ocorriam para pedir aos deuses a fertilidade da terra e garantir boas colheitas nos meses seguintes. 

E hoje resolvi fazer estas atividades educativas sobre a bandeira de São João, usada no mastro, na noite da festa junina. É uma festa animada e muito colorida, pois o forró, as comidas típicas e as bandeirolas enfeitam o ambiente.

Quem foi São João?

São João Batista, protetor dos doentes - Mais conhecido como São João apenas, ele tem um diferencial dos outros: enquanto comemora-se no dia de sua morte, com ele a data é de seu nascimento, que teria sido em 24 de junho de ano desconhecido. 

João Batista foi profeta e precursor de Jesus Cristo. Era filho de Zacarias, um sacerdote de Jerusalém, e de Isabel, parente da mãe de Jesus. Ele apareceu como pregador itinerante no ano de 27 d.C. e aqueles que confessavam seus pecados eram por ele lavados no rio Jordão, na cerimônia do batismo. Até o próprio Jesus foi batizado lá.


Calendário de 2023 - datas comemorativas

Para trabalhar com o calendário em sala de aula, é necessário saber a sua estrutura, isto é, ele se assemelha a uma tabela, apresentando linhas e colunas. 

Saber analisar quantos dias tem o mês, bem como os dias da semana.

Dicas para impressão das atividades

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Calendário de junho de 2023,matemática

Calendário de junho de 2023,matemática

Autoria das atividades: Adiléa Generoso 

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


CALENDÁRIO DE JUNHO DE 2023 - ATIVIDADES DE MATEMÁTICA CALENDÁRIO DE JUNHO DE 2023 - ATIVIDADES DE MATEMÁTICA Reviewed by Adiléa Generoso on 30.5.23 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.