LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - BANDEIRA DE SÃO JOÃO



Hoje eu trago para vocês esta leitura e interpretação alfabetização - bandeira de São João festa junina, para alunos do ensino fundamental I.

É muito bom trabalhar com os temas das datas comemorativas, pois assim temos um leque de atividades que ajudam no processo de alfabetização.


Comemorar o mês de junho é um hábito antigo em várias partes do mundo.Junho é mês de quentão, quadrilha e de celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro. As festas ocorriam para pedir aos deuses a fertilidade da terra e garantir boas colheitas nos meses seguintes. 

E hoje resolvi fazer estas atividades educativas sobre a bandeira de São João, usada no mastro, na noite da festa junina. É uma festa animada e muito colorida, pois o forró, as comidas típicas e as bandeirolas enfeitam o ambiente.

Quem foi São João?

São João Batista, protetor dos doentes - Mais conhecido como São João apenas, ele tem um diferencial dos outros: enquanto comemora-se no dia de sua morte, com ele a data é de seu nascimento, que teria sido em 24 de junho de ano desconhecido. 

João Batista foi profeta e precursor de Jesus Cristo. Era filho de Zacarias, um sacerdote de Jerusalém, e de Isabel, parente da mãe de Jesus. Ele apareceu como pregador itinerante no ano de 27 d.C. e aqueles que confessavam seus pecados eram por ele lavados no rio Jordão, na cerimônia do batismo. Até o próprio Jesus foi batizado lá.

As habilidades propostas para esta prática de linguagem são

-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. -(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

A leitura e interpretação alfabetização, bandeira de São João fala sobre a festa junina e através desta leitura foram elaboradas algumas atividades como: separação silábica, formação de palavras, formação de frases, plural, e caça-palavras.

Dicas para impressão das atividades: 

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto. 

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Leitura e interpretação alfabetização,bandeira de São João

Leitura e interpretação alfabetização,bandeira de São João

Leitura e interpretação alfabetização,bandeira de São João

Leitura e interpretação alfabetização,bandeira de São João

Leitura e interpretação alfabetização,bandeira de São João

Leitura e interpretação alfabetização,bandeira de São João

Leitura e interpretação alfabetização,bandeira de São João

Autoria das atividades: Adiléa Generoso 


DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - BANDEIRA DE SÃO JOÃO LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - BANDEIRA DE SÃO JOÃO Reviewed by Adiléa Generoso on 6.6.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.