DIA DA ÁRVORE - LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO



Boa noite amigos! Acabei de fazer estas atividades o dia da árvore -leitura e interpretação alfabetização, para alunos das séries iniciais de alfabetização. A leitura é a maneira mais antiga – e mais eficiente, até hoje, de adquirir conhecimento. 

Esta leitura faz parte do projeto sobre meio ambiente. As atividades  são de interpretação, separação silábica, plural e formação de frases, adjetivos, e antônimos. O ato de ler é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. 



O dia da árvore é comemorado no dia 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. Logo em seguida, no dia 23 de setembro comemoramos o início da primavera, a estação das flores e da beleza da natureza.

É de suma importância, que haja momentos para conversas informais, principalmente neste atual contexto, onde a queimada vem devastando grande quantidade de florestas, mostrando aos alunos os prejuízos que causam para os animais, os seres humanos e para o planeta, de maneira geral.

Com estas atividades educativas poderão surgir conversas informais,  sobre diversos assuntos como:

- Partes da planta;
- Cuidados com a planta;
- Desmatamento;
- Tipos de árvores;
- Nomes de árvores frutíferas, etc...

Funções das partes de uma planta: 

Raiz: Fixa a planta no solo. Também retira da terra água e sais minerais necessários para a produção do alimento da planta.
Caule: Sustenta os galhos com as folhas, as flores e os frutos. Conduz sais minerais e a água até às folhas para a produção do alimento da planta.
Folhas: Produzem o alimento da planta. Utilizam a luz do Sol, a água e o gás carbônico do ar para fabricar o alimento do vegetal.
Flores: As flores são responsáveis pela reprodução de muitas plantas. São elas que originam os frutos.
Frutos: Contém as sementes, que darão origem a outras plantas. Os frutos são produzidos pelas flores.

Utilidades da árvore: 

 - Dar sombras para os animais; 
- Abrigar os passarinhos e outros animais; 
-Fornecer a madeira para a fabricação de móveis, casas, etc...; 
-Fabricar medicamentos (plantas medicinais); 
-Fabricar a celulose, aproveitada em papéis para imprimir, papel higiênico, guardanapos e outros; 
 -Produzir oxigênio no processo de fotossíntese; 
- Aumentar a umidade do ar; 
- Controlar a temperatura; 
- Fabricar os perfumes; 
- Fabricar os tecidos como o algodão; 
- Fornecer os alimentos; etc...

árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais. 

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso do caquizeiro, mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.

Dicas para impressão das atividades: 

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto. 

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Dia da árvore, leitura e interpretação alfabetização         Dia da árvore, leitura e interpretação alfabetização

Dia da árvore, leitura e interpretação alfabetização          Dia da árvore, leitura e interpretação alfabetização

Autoria das atividades: Adiléa Generoso

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


DIA DA ÁRVORE - LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO DIA DA ÁRVORE - LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO Reviewed by Adiléa Generoso on 8.9.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.