14/04/2021

POESIA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - DIA DAS MÃES

Hoje eu trago para vocês poesia para educação infantil - dia das mães, se as coisas fossem mães, para alunos do ensino fundamental I.

É uma atividade interativa, que acabei de fazer, com o desenho de uma rosa com uma poesia dedicada para a mamãe, onde a autora Sylvia Orthof, cita algumas comparações se as coisas fossem mães.


dia das mães é um evento que acontece em várias partes do mundo e tem como intuito celebrar o amor e o carinho de todos às mães. 

No Brasil, a comemoração é celebrada no segundo domingo do mês de maio. Nesse dia, é comum as pessoas oferecerem presentes às suas mães e enviarem mensagens de amor.

Origem do Dia das Mães 

Tudo começou na Grécia e Roma antiga. Essa celebração teve origem na Grécia e Roma Antiga, mais precisamente nas festas primaveris. Nesses eventos aconteciam os cultos de adoração às divindades que representavam as mães, como as Deusas Reia, mãe dos deuses, ou Cibele, a Deusa mãe romana, conhecida também por Magna Mater.

O 1º Dia das Mães no Brasil chega em 1932

No Brasil, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio, assim como nos Estados Unidos, Japão e Itália. A data foi implementada em 1932 no governo de Getúlio Vargas, embora já seja comemorada desde 1918, por iniciativa da Associação Cristã de Moços, de Porto Alegre. 

Mais tarde, em 1947, o Arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara, determinou que o dia fizesse parte também do calendário oficial da Igreja Católica. 

Com esta atividade interativa, os alunos vão ler a poesia, seguindo atentamente com o dedinho, observando as rimas e segmentações da escrita. Em seguida eles vão recortar cada página ou e colar todas elas, formando-se assim um livrinho com o formato de rosa.

Poesia é um texto poético, geralmente em versos, que faz parte do gênero literário denominado "lírico".

O trabalho em torno das poesias em Educação Infantil visa as oportunidades para que as crianças sejam capazes de:

• Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se pela poesia; 
• Familiarizar-se com a escrita de poemas por meio do manuseio de livros, revistas e outros e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário; 
• Escutar poesias lidas, apreciando a leitura feita pelo professor, ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura.  

Poesia para educação infantil - cantam os anjos

Professor(a) leia a poesia com os alunos e em seguida faça perguntas sobre a poesia, para que eles possam fazer a interpretação inicial, oralmente. 

A poesia é um texto onde o autor expressa diretamente sentimentos e visões pessoais.Trabalhar com poesia está de acordo com a BNCC

O trabalho com poesia estimula a leitura e a escrita, sua musicalidade e seu caráter rico em imaginário são particularmente mais encantadores para as crianças do que os rígidos e técnicos textos científicos e possuem mais potencial para despertar o interesse do aluno no código linguístico. 

Dicas para impressão das atividades: 

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto. 

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Poesia para educação infantil,dia das mães           Poesia para educação infantil,dia das mães

Poesia para educação infantil,dia das mães           Poesia para educação infantil,dia das mães

Poesia para educação infantil,dia das mães           Poesia para educação infantil,dia das mães

Poesia para educação infantil,dia das mães           Poesia para educação infantil,dia das mães

Poesia para educação infantil,dia das mães          Poesia para educação infantil,dia das mães

Poesia para educação infantil,dia das mães           Poesia para educação infantil,dia das mães
Autoria das atividades: Adiléa Generoso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário