Boa noite amigos! Acabei de elaborar estas atividades de alfabetização - formação de palavras, para alunos do ensino fundamental 1.
São atividades educativas, para o aluno ordenar as sílabas, formação de palavras que vão facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita de palavras.
Para a realização destas atividades, os alunos precisam conhecer o alfabeto, as famílias silábicas, compreender a natureza alfabética do sistema da escrita, dominar as convenções gráficas,etc...
Formar palavras a partir de sílabas tem o objetivo de:
- Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
- Compreender que palavras diferentes compartilham certas sílabas;
-Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das sílabas;
- Desenvolver o raciocínio;
- Aperfeiçoar o vocabulário.
- Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
- Compreender que palavras diferentes compartilham certas sílabas;
-Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das sílabas;
- Desenvolver o raciocínio;
- Aperfeiçoar o vocabulário.
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e apropriação do sistema de escrita, e pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e escrita.
A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
O processo de alfabetização é bastante complexo e o professor precisa utilizar de diversas estratégias de ensino, jogos pedagógicos, fichas de leituras, materiais diversificados, não adotando em sua prática pedagógica, apenas o livro didático, uma vez que ele serve apenas como suporte, para obter um bom resultado.
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
O processo de alfabetização é bastante complexo e o professor precisa utilizar de diversas estratégias de ensino, jogos pedagógicos, fichas de leituras, materiais diversificados, não adotando em sua prática pedagógica, apenas o livro didático, uma vez que ele serve apenas como suporte, para obter um bom resultado.
A alfabetização é considerada um direito de todas as pessoas e é fundamental para o acesso à informação, educação e participação plena na sociedade.
Em muitos países, a alfabetização é iniciada na escola primária, onde os alunos aprendem a ler e escrever em seu próprio idioma e, posteriormente, aprendem outras línguas e habilidades de leitura e escrita mais avançadas. A alfabetização é uma jornada contínua, e a prática constante é necessária para manter e desenvolver habilidades de leitura e escrita.
É preciso pensar diferente, numa metodologia que ofereça oportunidades de aprendizagem para todos os alunos, ou seja, respeitando as diferenças individuais de cada aluno.
Atividades de formação de palavras para baixar
Cada aluno tem o seu tempo e a sua forma de aprender. É nesta hora que entram as atividades diferenciadas em sala de aula, para atender estes alunos com dificuldades de aprendizagem.
Atividades de formação de palavras para baixar
Cada aluno tem o seu tempo e a sua forma de aprender. É nesta hora que entram as atividades diferenciadas em sala de aula, para atender estes alunos com dificuldades de aprendizagem.
Isto só acontece, quando o professor prepara atividades com um método global,ensinando a palavra como um todo, sem focalizar unidades menores. Pressupõe que a forma global das palavras fornece dicas importantes aos leitores iniciante.
A partir destas unidades maiores espera-se que o aprendiz chegue à compreensão de unidades menores sem a necessidade de uma instrução explícita.
Métodos sintéticos pressupõe que a compreensão do sistema de escrita se dá sintetizando – juntando unidades menores relacionando a fala com a representação escrita.
Métodos sintéticos pressupõe que a compreensão do sistema de escrita se dá sintetizando – juntando unidades menores relacionando a fala com a representação escrita.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário