FICHAS DE LEITURA ENSINO FUNDAMENTAL - DIA DOS POVOS INDÍGENAS



Olá minha gente amiga! Vejam o que que acabei de fazer: Lindas fichas de leitura ensino fundamental - dia dos povos indígenas ,feito dentro de um cocar.

As fichas de leitura ensino fundamental são excelentes para auxiliar os alunos na fixação das sílabas introduzidas ou como tarefas de casa.



O Cocar: Uma Expressão de Identidade 

O cocar é uma espécie de coroa ou adorno usado na cabeça por muitos povos indígenas ao redor do mundo. Cada cocar é uma obra de arte única, refletindo a identidade, o status e a história de quem o usa. Não é apenas uma peça de vestuário, mas uma expressão visual da cultura e da sabedoria transmitida de geração em geração. 

Significados Profundos em Cada Pena

Cada elemento do cocar tem um significado especial. As penas representam a relação dos povos indígenas com a natureza e os animais. As cores e padrões das penas podem indicar a tribo de origem e até mesmo o status de liderança de alguém dentro da comunidade. Contas, conchas e outros materiais usados na elaboração do cocar também carregam significados específicos. 

Para muitos povos indígenas, o cocar é uma maneira de honrar a conexão espiritual com a terra e os antepassados. Cada pena, pedra ou conta tem um vínculo com a terra, com os elementos naturais e com os espíritos que protegem e guiam suas comunidades. Usar um cocar é, portanto, um ato de respeito e reverência à natureza. 

Um cocar é o adorno usado por muitas tribos indígenas americanas na região da cabeça. Sua função variava de tribo pra tribo, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na tribo. Geralmente, é confeccionado de penas presas a uma tira de couro ou de outro material.

Significado 

Sua beleza era considerada de importância secundária: o valor real do cocar estava em seu suposto poder para proteger o usuário. O cocar é de uso apenas para ocasiões especiais e é altamente simbólico. 

É conquistado por meio de atos de coragem na batalha: as penas significavam os próprios atos. Alguns guerreiros poderiam ter obtido apenas duas ou três penas de honra em toda a sua vida, pelo fato da alta dificuldade para conquistá-los. 

O cocar também foi uma marca maior de respeito, porque nunca poderia ser usado sem o consentimento dos líderes da tribo.

Como ele é feito

Ele era feito originalmente de palha. As penas dos pássaros utilizadas hoje vêm das trocas de material com outros povos, como os do Alto Xingu, em feiras e eventos. Significado diferente da apropriação que ocorre quando não-indígenas utilizam cocar em uma cabeça que não pensa nem na história, nem na luta indígena.

Quem são os povos indígenas 

Os povos indígenas  brasileiros formam hoje um contingente que representa cerca de 0,47% da população brasileira. 

Eles  compreendem um grande número de diferentes grupos étnicos que habitam o país desde milênios antes do início da colonização portuguesa, que principiou no século XVI, fazendo parte do grupo maior dos povos ameríndios.  

Os povos indígenas brasileiros deram contribuições significativas para a sociedade mundial, como a domesticação da mandioca e o aproveitamento de várias plantas nativas, como o milho, a batata-doce, a pimenta, o caju, o abacaxi, o amendoim, o mamão, a abóbora e o feijão. 

Além disso, difundiram o uso da rede de dormir e o costume do banho diário, desconhecido pelos europeus do século XVI.

Sugestões de atividades

O(a) professor(a) poderá trabalhar, sentenças, separação silábica, produção de texto, formação de frases, etc... Esta cocar é um dos adereços usado pelos índios.

O ato de ler requer incentivo, o hábito de ler requer gosto, prazer de ler, desejo e curiosidade. E isso é válido para leitores mirins, juvenis e mais experientes. 

Fichas de leitura ensino fundamental vai desenvolver a aprendizagem da leitura e da escrita. 

A prática de linguagem da BNCC é a Análise linguística/semiótica (Alfabetização). 

Os objetos de conhecimentos são

-Conhecimento do alfabeto do português do Brasil.
-Construção do sistema alfabético.
-Construção do sistema alfabético e da ortografia.

As habilidades propostas da BNCC são: 

➤(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. 
➤(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. 
➤(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Dicas para impressão das atividades:

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 

 
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas           Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas

Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas           Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas

Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas           Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas

Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas           Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas

Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas           Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas 

Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas           Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas

Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas           Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas

Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas           Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas

Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas           Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas

Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas           Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas

Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas           Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas 

Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas          Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas

Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas          Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas

Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas           Fichas de leitura ensino fundamental,dia dos povos indígenas

Autoria das atividades: Adiléa Generoso


DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


FICHAS DE LEITURA ENSINO FUNDAMENTAL - DIA DOS POVOS INDÍGENAS FICHAS DE LEITURA ENSINO FUNDAMENTAL - DIA DOS POVOS INDÍGENAS Reviewed by Adiléa Generoso on 8.4.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.