Hoje eu trago para vocês estas lindas atividades dia dos povos índígenas - livrinho interativo, para alunos das séries iniciais da alfabetização.
Dia 19 de abril comemoramos o dia dos povos originários, neste sentido, resolvi criar este livrinho para falar um pouco sobre o indígena Rudá.
História da oca é sua importância cultural
A oca é uma construção ancestral que remonta a milhares de anos e desempenha um papel fundamental na cultura indígena brasileira.
Ela é considerada um símbolo de identidade e resistência, representando a conexão dos povos indígenas com a natureza e suas tradições.
A oca é muito mais do que uma simples habitação indígena. Ela representa a identidade, a resistência e a conexão dos povos indígenas com a natureza e suas tradições.
Além disso, a oca é um símbolo da luta pela preservação ambiental e dos direitos dos povos originários. Sua importância cultural e histórica é inegável, e sua preservação é fundamental para a valorização da diversidade cultural brasileira.
Como trabalhar com estas atividades dia
dos povos índígenas
Os alunos vão colorir cada página, cada desenho e depois recortar e colar na parte de cima, formando um livrinho, com o formato de uma oca. Em seguida, o professor poderá aproveitar todos os nomes que aparecem no livrinho para escrevê-los no quadro.
O(a) professor(a) também poderá pedir aos alunos para escreverem a história de Rudá no caderno de história.
Significado do nome Rudá
Rudá Significa “divindade do amor”. Rudá tem origem indígena e o nome do deus do amor na mitologia de uma das principais tribos de índios brasileira - a tribo tupi -, tal como Vênus e Afrodite, que são as deusas do amor nas culturas romana e grega respectivamente.
Trata-se de um bonito nome masculino que reflete o mais sublime dos sentimentos - o amor -, bem como é, ainda, reflexo da importância da preservação cultural do nosso país, uma vez que os nomes indígenas são símbolo da nossa identidade.
Os povos indígenas brasileiros formam hoje um contingente que representa cerca de 0,47% da população brasileira.
História dos povos indígenas
Primeiros habitantes do Brasil, na época dos descobrimentos havia cerca de 5 milhões de indígenas espalhados pelo país.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram uma população indígena que habitava o litoral. Os índios que Cabral encontrou na Bahia pertenciam ao grupo linguístico tupi.
Herança cultural indígena
O povo brasileiro tem vários costumes herdados dos indígenas. Entre eles destacam-se:
- O uso da rede de dormir;
- A utilização do milho, da mandioca, do guaraná e demais frutos nativos;
- O emprego de várias ervas medicinais;
- As técnicas de fabricação de canoas, jangadas e artefatos de palha e cipó;
- O uso da queimada das roças antes de fazer novo plantio etc.
Os povos indígenas contribuíram para a formação do povo brasileiro. Na sociedade colonial, a união entre índios e brancos - no princípio, ilegítima - ganhou o nome de "mameluco" ou "caboclo". Por sua vez, da união entre índios e negros, que ocorreu em menor grau, chamou-se "cafuzo" ou "caburé".
Importância dos povos indígenas
O dia 19 de abril é uma data tradicional e bastante conhecida aqui no Brasil, porque é considerado o Dia dos Povos Indígenas, uma data comemorativa que tem como propósito celebrar os povos indígenas do Brasil e ressaltar a importância da preservação da cultura e tradição dos povos originários.
A data comemorativa, além de celebrar a diversidade da cultura dos povos indígenas, é um importante momento para ampliarmos o nosso conhecimento sobre os povos originários.
Também é um momento de reflexão acerca das condições em que os indígenas vivem no Brasil e para combater o preconceito existente contra eles.
Trabalhar com leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular).
Tem como objetos de conhecimento:
-Decodificação/Fluência de leitura
-Formação do leitor
-Compreensão
- Estratégia de leitura.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
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ATIVIDADES DIA DOS POVOS INDÍGENAS - LIVRINHO INTERATIVO
Reviewed by Adiléa Generoso
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9.4.21
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