Vejam esta leitura e interpretação alfabetização - volta às aulas , que acabei de fazer para alunos do ensino fundamental I.
A leitura e interpretação de texto fala sobre um ursinho chamado Lulu, que vem dar uns recadinhos para os alunos neste início de ano letivo.
É uma atividade interativa com o desenho de um lindo ursinho. Neste ursinho contém 6 páginas sendo: leitura e interpretação de texto, separação silábica, sinônimos, treino ortográfico AR,ER,IR,OR E UR, formação de palavras e autoditados.
Os ursos são mamíferos membros da família ursidae, junto com os pandas. Com oito espécies em cinco gêneros (Ursus, Tremarctos, Melursus, Helarctus e Ailuropoda) é uma família pouco diversa.
São eles: Urso de Óculos, Urso Beiçudo, Urso-do-Sol, Urso Negro-Asiático, Urso Negro-Americano, Urso Polar, Urso Pardo e Urso Panda. São animais sempre grandes e geralmente onívoros, existem em todos os continentes, exceto na Austrália e Antártida.
É uma família que vive nos mais diversos habitats terrestres, desde as regiões geladas do Hemisfério Norte, a florestas temperadas, florestas tropicais, montanhas, pastagens e regiões áridas.A sua alimentação e o padrão de atividades mudam conforme o habitat em que vivem e a estação do ano.
Características
Pesam desde 25 kg, a menor espécie que é urso-do-sol (Helarctos malayanus) a 800 kg que é o urso-polar (Ursus maritimus).Todas as espécies possuem garras não retráteis que usam para cavarem e para se alimentarem (caça). São plantígrados e podem correr com os dois pés. Alguns são escaladores, como o urso-de-óculos e o urso-do-Sol. O urso-polar é um exímio nadador. São animais crepusculares e noturnos, com algumas espécies com atividades diurnas, como o urso-polar.
Leitura e interpretação alfabetização para baixar gratuitamente
Trabalhar com leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular).
Tem como objetos de conhecimento:
- Decodificação/Fluência de leitura
-Formação do leitor
-Compreensão
- Estratégia de leitura.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
O primeiro dia de aula ou primeiro dia do ano letivo é uma experiencia que envolve todos os funcionários de uma escola ou instituição de ensino, inclusive alunos e pais de alunos.
Mediante o aparecimento da pandemia devido ao Covid-19, não foi possível ter aulas presenciais no ano de 2020 , sendo necessário um ensino remoto emergencial, ou seja, aulas remotas.
De acordo com a situação da Covid-19, tudo indica que as aulas serão presenciais, mas, os recadinhos do ursinho serão transmitidos. Urso de pelúcia é tão fofinho e é um brinquedo que muitas crianças gostam.
Vale lembrar que é de suma importância zelar pelos materiais escolares, devendo portanto plastificá-los para que eles permaneçam sempre limpos e caprichados.
O que é aula remota?
São aulas que foram realizadas no período do coronavírus mediadas com o apoio de recursos tecnológicos. Na prática, o ensino remoto é feito por um professor que ministra aulas, sejam elas ao vivo ou gravadas, por meio de videoconferência ou recurso similar.
A carga horária é a mesma das aulas presenciais, mantendo a frequência. Os educadores e estudantes têm enfrentado grandes desafios com as aulas remotas, afinal, as mudanças foram abruptas.O momento é de reinventar, repensar, refazer, ressignificar, reconstruir, remodelar.
Adaptar toda a dinâmica da sala de aula presencial para os ambientes virtuais demanda investimento de tempo e em tecnologia. Inclusive esta adaptação foi necessária em todos os contextos, inclusive na família.
O ensino é considerado remoto porque os professores e alunos estão impedidos por decreto de frequentarem instituições educacionais para evitar a disseminação do vírus. É emergencial porque do dia para noite o planejamento pedagógico para o ano letivo de 2020 teve que ser engavetado.
Atividades de volta às aulas realizadas presencialmente
Como os casos de Covid-19 foram controlados mediante o uso das vacinas, atualmente está acontecendo as aulas presenciais.
Mas isto não significa que as medidas de prevenções sejam esquecidas. Cada um fazendo a sua parte para que possam evitar a contaminação.
Diversas atividades poderão surgir com esta leitura e interpretação.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário