Vejam esta leitura e interpretação alfabetização - volta às aulas , que acabei de fazer para alunos do ensino fundamental I.
A leitura e interpretação de texto fala sobre um menino chamado Paulo, que é muito inteligente e caprichoso. O objetivo é mostrar para as crianças como é importante saber usar o caderno e os materiais escolares com capricho e cuidado.
É uma atividade interativa com o desenho de um caderno grande, de classe e um menino. Nesta atividade interativa contém 6 páginas sendo: leitura e interpretação de texto, separação silábica, caça-palavras, formação de palavras através de sílabas, pontuação, retirar palavras do texto com algumas consoantes, encontros consonantais,etc....
Trabalhar com leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular).
Tem como objetos de conhecimento:
- Decodificação/Fluência de leitura
-Formação do leitor
-Compreensão
- Estratégia de leitura.
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
O primeiro dia de aula ou primeiro dia do ano letivo é uma experiencia que envolve todos os funcionários de uma escola ou instituição de ensino, inclusive alunos e pais de alunos.
Mediante o aparecimento da pandemia devido ao Covid-19, não foi possível ter aulas presenciais no ano de 2020, sendo necessário um ensino remoto emergencial, ou seja, aulas remotas.
O desenho proposto nesta atividade interativa de um menino com o caderno será constante para todas as crianças indiferente do tipo de ensino. Todos vão precisar de um caderno.
Vale lembrar que é de suma importância zelar pelos materiais escolares, devendo portanto plastificá-los para que eles permaneçam sempre limpos e caprichados.
O que é aula remota?
São aulas que foram realizadas no período do coronavírus mediadas com o apoio de recursos tecnológicos. Na prática, o ensino remoto é feito por um professor que ministra aulas, sejam elas ao vivo ou gravadas, por meio de videoconferência ou recurso similar.
A carga horária é a mesma das aulas presenciais, mantendo a frequência. Os educadores e estudantes enfrentaram grandes desafios com as aulas remotas, afinal, as mudanças foram abruptas.O momento foi de reinventar, repensar, refazer, ressignificar, reconstruir, remodelar.
Adaptar toda a dinâmica da sala de aula presencial para os ambientes virtuais demanda investimento de tempo e em tecnologia. Inclusive esta adaptação foi necessária em todos os contextos, inclusive na família.
O ensino é considerado remoto porque os professores e alunos estão impedidos por decreto de frequentarem instituições educacionais para evitar a disseminação do vírus. É emergencial porque do dia para noite o planejamento pedagógico para o ano letivo de 2020 teve que ser engavetado.
Atividades de volta às aulas realizadas presencialmente
Como os casos de Covid-19 foram controlados mediante o uso das vacinas, atualmente está acontecendo as aulas presenciais.
Mas isto não significa que as medidas de prevenções sejam esquecidas. Cada um fazendo a sua parte para que possam evitar a contaminação.
Diversas atividades poderão surgir com esta leitura e interpretação. A professora poderá usar este caderno para colocar palavras com AR,ER,IR,OR e UR, feitas com fichas.
Poderão também ser fichas com os nomes de materiais escolares, palavras relacionadas com disciplinas, objetos de sala de aula e escola em geral.
O professor(a) vai distribuir as fichas entre os alunos. Cada aluno vai ler, formar uma frase oral ou até mesmo escrita com a palavra. Os alunos vão escrever as palavras no caderno e separar as sílabas.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria
LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - VOLTA ÀS AULAS
Reviewed by Adiléa Generoso
on
28.12.20
Rating:
Nenhum comentário: