O Mistura de alegria disponibiliza para vocês esta leitura e interpretação alfabetização - dia da consciência negra, com esta leitura da Bonequinha Lili.
A leitura fala sobre uma menina, a Camila, que tem uma bonequinha preta, chamada Lili. A Lili é muito amada pela sua dona. Com esta leitura, o professor terá um leque de temas que poderão ser abordados:(carinho, amor, respeito, identidade,etc...)
A leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.
Por isto, acho de suma importância o uso de textos curtos, para que o aluno possa ler com fluência e entonação, criando-se assim automatismo de leitura.
Por isto, acho de suma importância o uso de textos curtos, para que o aluno possa ler com fluência e entonação, criando-se assim automatismo de leitura.
É necessário desde cedo, dar às crianças condições e possibilidades , para refletirem sobre a sua própria identidade. Falar sobre preconceitos e discriminação racial e seus valores, pois, é de suma importância, para que elas possam conviver com as diferenças.
Cabe a escola, que é um espaço social oportunizar e abordar este tema de maneira lúdica, com leituras e brincadeiras para que as crianças reorganizem seus sentimentos e pensamentos.
Objetivo desta leitura:
- Abordar o tema da consciência negra numa versão diferente, para que a criança possa reconhecer a sua própria identidade, valorizar a sua imagem e a do outro, desenvolver valores básicos e valorizar a diversidade racial.
Objetivos específicos:
-Valorizar a diversidade;
-Valorizar ações de cooperação, respeito e solidariedade;
-Valorizar ações de cooperação, respeito e solidariedade;
-Apreciar atos de leitura como fonte de conhecimento.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
Leitura e interpretação alfabetização: desenvolvimento
- O professor vai fazer uma caixinha bem ornamentada, contendo uma bonequinha preta de pano ou de plástico;
- Este será o momento da novidade. O professor vai perguntar para cada aluno o que eles acham que tem dentro desta caixa;
- Após todo suspense dará algumas pistas, caso nenhum aluno descubra a novidade;
- Feito isto, ele vai mostrar o seu livrinho já pronto;
- O professor vai iniciar a sua aula com conversas informais, para que os alunos possam refletir sobre o tema em questão, dando -lhes condições e possibilidades, para refletirem sobre as suas identidades;
- Falar sobre os valores, que é de suma importância, para que elas possam conviver com as diferenças. O amor ao próximo e aos animais, que dependem do nosso carinho e da nossa proteção.
- Para concluir esta atividade interativa, os alunos poderão confeccionar bonequinhos com massinha, material reciclado, meia ou pano.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria
LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Reviewed by Adiléa Generoso
on
19.10.20
Rating:
Nenhum comentário: