27/09/2020

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - DIA DAS CRIANÇAS

Hoje o Mistura de alegria disponibiliza para você, esta leitura e interpretação de texto dia das crianças, que fala sobre um menino com o seu brinquedo, um barquinho de papel.

Além de ser terapêutico, a dobradura exige bastante atenção e coordenação, o que a torna uma brincadeira muito saudável para a criançada – sem dizer os adultos de plantão, que com certeza irão retornar à infância a cada parte de papel dobrado.


A prática do origami ou da dobradura é benéfica para todo mundo, mas as crianças podem ser estimuladas tanto física como mentalmente. Implica num desafio para elas e um desafio, porque além de estarem se divertindo estão aprendendo. 

O dia das crianças, dia 12 de outubro se aproxima e eu resolvi criar uma série de leituras com interpretações de texto e atividades interativas, para mostrar alguns brinquedos, que fazem parte do universo das crianças.

leitura de textos pequenos facilita a aprendizagem dos alunos, pois, as frases são curtas e os alunos poderão ler com mais automatismo. 

Eles poderão ser usados como tarefa de casa ou com alunos que ainda não dominaram o processo de aquisição da leitura. 

leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura. 

Por isto, acho de suma importância o uso de textos curtos, para que o aluno possa ler oralmente com fluência e entonação, criando-se assim automatismo de leitura. 

O ato de ler requer incentivo, o hábito de ler requer gosto, prazer de ler, desejo e curiosidade. E isso é válido para leitores mirins, juvenis e mais experientes. 

O prazer de ler está interligado não somente à necessidade da leitura, mas à aproximação estabelecida entre o sujeito leitor e o fascínio da obra literária.


As habilidades propostas para esta prática de linguagem são: 

- (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
- (EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
- (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
- (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. 
- (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 
- (EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.


Sugestões de atividades :

-Interpretação escrita e oral, antônimos, formação de palavras, produção de texto, separação silábica, ordem alfabética,etc...
- Dobraduras e confeccionem barquinhos de papéis. 
- Leitura complementar do livro  "O barquinho de papel" da autora Iêda Dias da Silva.

Dicas para impressão das atividades: 

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Leitura e interpretação de texto,dia das crianças

Leitura e interpretação de texto,dia das crianças

Leitura e interpretação de texto,dia das crianças

Leitura e interpretação de texto,dia das crianças

Leitura e interpretação de texto,dia das crianças

Leitura e interpretação de texto,dia das crianças

Leitura e interpretação de texto,dia das crianças

Leitura e interpretação de texto,dia das crianças

Autoria das atividades: Adiléa Generoso

Um comentário: