30/09/2019

LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - DIA DAS CRIANÇAS

Olá amigos, hoje eu trago para vocês esta leitura e interpretação alfabetização, que acabei de fazer, com o tema do dias das crianças.

leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura. 

Leitura e interpretação alfabetização


Por isto, acho de suma importância o uso de textos curtos, para que o aluno possa ler oralmente com fluência e entonação, criando-se assim automatismo de leitura. 


O ato de ler requer incentivo, o hábito de ler requer gosto, prazer de ler, desejo e curiosidade. E isso é válido para leitores mirins, juvenis e mais experientes. 

O prazer de ler está interligado não somente à necessidade da leitura, mas à aproximação estabelecida entre o sujeito leitor e o fascínio da obra literária.

Trabalhar com leitura de textos pequenos, leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular). 

As atividades desta leitura são: interpretação,  separação silábica,  formação de frases, etc.... 


Tem como objetos de conhecimento: 

-Decodificação/Fluência de leitura 
-Formação do leitor 
-Compreensão  
- Estratégia de leitura.

As habilidades propostas para esta prática de linguagem são: 

 -(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
 -(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. -(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

Leitura e interpretação alfabetização,dia das crianças               Leitura e interpretação alfabetização,dia das crianças

Leitura e interpretação alfabetização,dia das crianças              Leitura e interpretação alfabetização,dia das crianças
Autoria das atividades: Adiléa Generoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário