SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR



Olá amigos, hoje eu trago para vocês uma série de atividades de segmentação de palavras. No processo de alfabetização, a criança está construindo suas hipóteses no que diz respeito à segmentação de palavras

Estas atividades de segmentação da escrita estão de acordo com a BNCC, onde as habilidades propostas são:

-(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
-(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.


Atividades de segmentação da escrita

Resolvi fazer estas atividades de alfabetização, para facilitar aprendizagem dos alunos. Inicialmente o professor poderá ler e pedir aos alunos para seguirem as leituras com os dedinhos. 

Depois eles vão circular cada palavrinha com lápis de cor ou colorir os espaços entre as palavras. Poderão também bater palmas para distinguirem estes espaços. Façam fichas com as palavras separadas e aos poucos formem as frases colando-as no quadro. Usem a criatividade!

                                           TEXTO COMPLEMENTAR:


Devido às práticas de letramento as quais está exposta cotidianamente, antes de entrar na escola, a criança está construindo suas hipóteses no que diz respeito à segmentação da escrita. 

No entanto, ao testá-las, ela se vê diante da dúvida sobre o lugar em que esses espaços devem ser inseridos. Para a resolução dessa incerteza é necessário que o aprendiz dê conta da complexa tarefa de compreender o que é uma palavra. Começam a surgir, exatamente nesse período, as segmentações não-convencionais. 

Da falta de espaço entre fronteiras vocabulares surgem estruturas do tipo emcasa, pegaele, desupresa; da inserção de um espaço indevido no interior da palavra, são encontradas estruturas como a inda, de mais, gosta ria. 

Nosso interesse por questões referentes às segmentações não convencionais na escrita infantil é resultante da constatação de grande frequência com que tais tipos de segmentações são encontrados nas produções textuais de crianças e, também, da busca por critérios que expliquem o funcionamento dessas segmentações e subsidiem a elaboração de hipóteses acerca de como acontece o processo de aquisição desta modalidade de enunciação da linguagem.  

Acreditamos que as reflexões que as crianças fazem durante o processo de aquisição da escrita são essenciais para que possam compreender as convenções escritas da língua que falam e na qual estão aprendendo a escrever.

As hipóteses construídas pelas crianças nem sempre condizem com as convenções próprias da escrita. Entretanto, o fato de suas hipóteses não estarem de acordo com as convenções ortográficas não significa que as crianças, no processo inicial de aquisição da escrita, não sejam capazes de usar as convenções, mas, sim, que elas se encontram em um processo de construção de um novo sistema linguístico.                                                                                          
Tânia Maria Augusto Pereira (UFPB)

Atividades de segmentação da escrita           Atividades de segmentação da escrita

Atividades de segmentação da escrita           Atividades de segmentação da escrita

Atividades de segmentação da escrita           Atividades de segmentação da escrita

Atividades de segmentação da escrita           Atividades de segmentação da escrita

Atividades de segmentação da escrita          Atividades de segmentação da escrita

Atividades de segmentação da escrita          Atividades de segmentação da escrita

Atividades de segmentação da escrita



Autoria das atividades: Adiléa Generoso


DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR Reviewed by Adiléa Generoso on 20.1.17 Rating: 5

12 comentários:

  1. Parabéns pelas atividades!!!! Acompanho o trabalho de vocês, Blogueiras da Educação. E uso muitas atividades e ideias em meu trabalho. Fico encantada. Gostaria de alerta para a palavra "corretamente" das primeiras atividades. Peço desculpa se estou me intrometendo. Seu trabalho é lindo....Sou muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro Avila, muito obrigada! Não é intrometimento e sim cooperação. Erro de digitação. Mil desculpas. Abraços.

      Excluir
  2. Estou apaixonada pelo seu blog. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Estou encantada com tanto material de qualidade. São atividades significativas para a alfabetização. Muito obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa! Atividades extremamente bem elaboradas atendem a necessidade de muitos professores.
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  5. adorei, excelentes atividades

    ResponderExcluir
  6. adorei as atividades! vou usá-las em minhas aulas de reforço

    ResponderExcluir
  7. OBRIGADA!!! Estou iniciando um trabalho voluntario de alfabetização de adultos e este teu blog está me ajudando muito!Quem sabe, sabe!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela ajuda blog abençoado!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por nós disponibilizar essas atividades maravilhosas,ajudaram demais na alfabetização dos meus alunos

    ResponderExcluir
  10. Parabéns e obrigada . Adoro suas atividades.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.