Hoje eu trago para vocês atividades com nomes, para turmas de alfabetização.
É muito comum, nas turmas de alfabetização realizarmos um trabalho muito rico de leitura e escrita do nome próprio, através de crachás e outras atividades em que o aluno possa reconhecer o seu próprio nome.
É muito comum, nas turmas de alfabetização realizarmos um trabalho muito rico de leitura e escrita do nome próprio, através de crachás e outras atividades em que o aluno possa reconhecer o seu próprio nome.
Ao identificar seu nome e observá-lo escrito em diferentes locais e materiais, o aluno, consequentemente, o memoriza.
A partir de então se inicia seu relacionamento com a escrita como representação de sua identidade.
A partir de então se inicia seu relacionamento com a escrita como representação de sua identidade.
Brincadeiras como bingo, adivinha dos nomes, dança das cadeiras dos nomes, contato com letras móveis, as plaquinhas com o nome entre outras, fazem parte das atividades de leitura e escrita que oferecemos para que nossos alunos possam aprender a escrever o próprio nome sem que simplesmente “desenhem” as letras copiando e reproduzindo o que está na plaquinha, mas sim reconhecendo as letras de seu nome e memorizando a ordem correta para escrevê-lo.
O processo de escrita do nome inicia-se com as letras móveis e a plaquinha para que o aluno monte o seu nome e em seguida possa escrevê-lo com o auxílio da plaquinha.
Após esta atividade incentivamos para que escrevam sem olhar o modelo da plaquinha, mesmo que no início omitam algumas letras ou as coloquem fora de ordem é importante que escrevam livremente para expressar o que já aprenderam sobre seu próprio nome.
O nome próprio de uma criança é seu marco de identificação e, por isso, é tão valorizado por ela.
É por esse motivo que este trabalho gera uma relação de identidade da criança com a escrita.
É por esse motivo que este trabalho gera uma relação de identidade da criança com a escrita.
O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome é fazer com que cada um se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar um inicio de alfabetização, afinal de contas estão aprendendo as letras de seu nome e estabelecendo relações com letras de outros nomes ou palavras do dia a dia.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
Após confeccionar os crachás dos alunos, faça esta atividade com eles. Observe o número de letras, a letra inicial, a letra final, compare o número de letras com os outros nomes de alunos, o menor, o maior, etc...
Livro brincando com os nomes 2
Livro Brincando com os nomes 2
Autoria das atividades:Adiléa Generoso
DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria
ATIVIDADES COM NOMES: POESIAS E ALFABETIZAÇÃO
Reviewed by Adiléa Generoso
on
2.6.16
Rating:
Nenhum comentário: