Parabéns para todos os diretores!
28/10/2015
TEXTOS SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA
Olá amigos, hoje eu trago para vocês alguns textos sobre consciência negra, com fábulas e alguns costumes africanos.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e incluída no calendário escolar - até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.
O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira.
DIA DO TRIGO COM TEXTO E ATIVIDADES
Hoje eu trago para vocês atividades sobre o dia do trigo, mais uma data comemorativa de novembro.
O trigo é um dos cereais mais consumidos do mundo, junto com o milho e o arroz, situação que torna esse alimento um ingrediente básico na mesa de várias famílias de diversos países.
Por aqui no Brasil, o trigo é um alimento extremamente popular. Ele está presente nos nossos pães, massas e até em bebidas, como a cerveja. Por isso, sua produção é tão importante para o mercado alimentício brasileiro.
Características nutricionais do trigo:
O trigo é um alimento extremamente importante para a nossa saúde no aspecto nutricional. Além de ser uma importante fonte de energia para o organismo, por ser um carboidrato, o trigo é um alimento rico em vitaminas e minerais essenciais para vida humana, como as vitaminas do complexo B, o potássio, o fósforo e o magnésio.
Outra característica nutricional interessante do trigo é a sua alta concentração de fibras alimentares, que auxiliam na regulação da atividade intestinal, no controle da glicemia e do volume de gordura no sangue, além de atuar também no aumento da sensação de saciedade – que ajuda a controlar o apetite.
É importante trabalhar este tema em sala de aula, para mostrar a importância deste alimento, que é tão presente no nosso dia-a-dia.
Conscientizar sobre as consequências do seu uso em excesso nas alimentações, através de conversas informais sobre obesidade, calorias e mostrar a existência de dietas que substituem a farinha branca pela farinha de trigo integral, etc.
O trigo é um dos cereais mais consumidos do mundo, junto com o milho e o arroz, situação que torna esse alimento um ingrediente básico na mesa de várias famílias de diversos países.
Por aqui no Brasil, o trigo é um alimento extremamente popular. Ele está presente nos nossos pães, massas e até em bebidas, como a cerveja. Por isso, sua produção é tão importante para o mercado alimentício brasileiro.
Características nutricionais do trigo:
O trigo é um alimento extremamente importante para a nossa saúde no aspecto nutricional. Além de ser uma importante fonte de energia para o organismo, por ser um carboidrato, o trigo é um alimento rico em vitaminas e minerais essenciais para vida humana, como as vitaminas do complexo B, o potássio, o fósforo e o magnésio.
Outra característica nutricional interessante do trigo é a sua alta concentração de fibras alimentares, que auxiliam na regulação da atividade intestinal, no controle da glicemia e do volume de gordura no sangue, além de atuar também no aumento da sensação de saciedade – que ajuda a controlar o apetite.
É importante trabalhar este tema em sala de aula, para mostrar a importância deste alimento, que é tão presente no nosso dia-a-dia.
Conscientizar sobre as consequências do seu uso em excesso nas alimentações, através de conversas informais sobre obesidade, calorias e mostrar a existência de dietas que substituem a farinha branca pela farinha de trigo integral, etc.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
27/10/2015
DIA DO RADIALISTA: DESENHO E MENSAGEM
26/10/2015
DIA DO CABELEIREIRO:DESENHOS PARA COLORIR
Olá amigos hoje eu trago para vocês atividades sobre o dia do cabeleireiro, este profissional que é responsável por dar "um trato" em nosso visual.
Todos os anos, no Brasil, comemora-se, em 3 de novembro, o dia nacional do cabeleireiro. A marcante data é celebrada no dia de São Martinho de Porres, padroeiro do (a) cabeleireiro (a).
Desde jovem, ele trabalhava como barbeiro-cirurgião, mas nunca deixou de ajudar os mais necessitados, aos quais dedicou toda a sua vida. Sua morte em 3 de novembro de 1639 tornou-se um marco comemorativo, tamanha a importância do santo espanhol, protetor dos cabeleireiros e barbeiros.
Estes profissionais merecem uma homenagem, pois com muito talento conseguem transformar a vida de muitas pessoas.
Todos os anos, no Brasil, comemora-se, em 3 de novembro, o dia nacional do cabeleireiro. A marcante data é celebrada no dia de São Martinho de Porres, padroeiro do (a) cabeleireiro (a).
Desde jovem, ele trabalhava como barbeiro-cirurgião, mas nunca deixou de ajudar os mais necessitados, aos quais dedicou toda a sua vida. Sua morte em 3 de novembro de 1639 tornou-se um marco comemorativo, tamanha a importância do santo espanhol, protetor dos cabeleireiros e barbeiros.
Estes profissionais merecem uma homenagem, pois com muito talento conseguem transformar a vida de muitas pessoas.
23/10/2015
SIMULADO DE PORTUGUÊS 1º ANO - CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Olá amigos, hoje eu trago para vocês esta avaliação de português 1º ano, ou seja, simulado a pedido de algumas professoras.
O objetivo do mesmo é auxiliar os alunos na Provinha Brasil. Sabemos que algumas questões são permitidas a leitura do enunciado. Seguem abaixo as sugestões para as seguintes questões: Questão 4= letra B Questão 5= letras V T M Questão 7= A palavra BOLADA
O objetivo do mesmo é auxiliar os alunos na Provinha Brasil. Sabemos que algumas questões são permitidas a leitura do enunciado. Seguem abaixo as sugestões para as seguintes questões: Questão 4= letra B Questão 5= letras V T M Questão 7= A palavra BOLADA
Conceito de avaliação
Avaliação é um processo de reflexão contínua sobre uma ação, em um contexto coletivo para compreender o específico, buscando mudanças necessárias no processo educacional.
Você poderá usá-la de acordo com o nível de desenvolvimento da sua turma. Ela está bem simples, mas com diversas capacidades para serem analisadas. Bom trabalho.
Avaliação é um processo de reflexão contínua sobre uma ação, em um contexto coletivo para compreender o específico, buscando mudanças necessárias no processo educacional.
Você poderá usá-la de acordo com o nível de desenvolvimento da sua turma. Ela está bem simples, mas com diversas capacidades para serem analisadas. Bom trabalho.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
PROVINHA BRASIL 2014/1, MODELO PARA IMPRIMIR E COLORIR
Boa noite amigos. Vejam o que eu trago para vocês! Esta é a Provinha Brasil de Leitura, teste 1, ano de 2014.
A Provinha Brasil é um instrumento pedagógico, sem finalidades classificatórias, que fornece informações sobre o processo de alfabetização e de matemática aos professores e gestores das redes de ensino, e conforme Portaria nº 10, de 24 de abril de 2007.
Tem os seguintes objetivos:
➤ Avaliar o nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental;
➤ Oferecer às redes e aos professores e gestores de ensino um resultado da qualidade da alfabetização, prevenindo o diagnóstico tardio das dificuldades de aprendizagem;
➤ Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
Esta Provinha de Leitura tem 20 questões e está prontinha para imprimir e com isto facilitar o trabalho dos profissionais da educação.
A Provinha Brasil é um instrumento pedagógico, sem finalidades classificatórias, que fornece informações sobre o processo de alfabetização e de matemática aos professores e gestores das redes de ensino, e conforme Portaria nº 10, de 24 de abril de 2007.
Tem os seguintes objetivos:
➤ Avaliar o nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental;
➤ Oferecer às redes e aos professores e gestores de ensino um resultado da qualidade da alfabetização, prevenindo o diagnóstico tardio das dificuldades de aprendizagem;
➤ Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
Esta Provinha de Leitura tem 20 questões e está prontinha para imprimir e com isto facilitar o trabalho dos profissionais da educação.
Caderno do aluno PORTUGUÊS. Clique aqui...
Caderno do aluno MATEMÁTICA. Clique aqui...
Guia de aplicação -Leitura.Clique aqui...
Guia de aplicação de Matemática.Clique aqui...
MATRIZES DE REFERÊNCIA:
Matriz de referência-Provinha de português
Matriz de referência-Provinha de Matemática
PROVINHA COMPLETA NESTE PDF
Fonte:
http://inep.gov.br/web/provinha-brasil/provinha-brasil
SIMULADOS ANA - AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO), PORTUGUÊS, 3º ANO ENS.FUND.
ANA – Avaliação Nacional de Alfabetização
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental 1 das escolas públicas.
Além dos testes de desempenho, que medem a proficiência dos estudantes nessas áreas, a ANA apresenta em sua primeira edição as seguintes informações contextuais: o Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Formação Docente da escola.
Os testes foram construídos tendo como base Matrizes de Referência , que contemplam um conjunto delimitado de conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, referentes ao ciclo de alfabetização, e que é passível de mensuração em uma avaliação em larga escala.
Cada teste é composto por vinte itens. Em Língua Portuguesa, foram aplicados dezessete itens objetivos de múltipla escolha e três itens de produção escrita. No caso da Matemática, foram aplicados vinte itens objetivos de múltipla escolha.
Os itens de produção escrita da ANA demandaram a escrita de duas palavras e uma produção textual. As habilidades avaliadas nos itens de produção escrita da ANA foram:
Grafar palavras com estrutura silábica canônica;
Grafar palavras com estrutura silábica não canônica;
Produzir um texto a partir de situação dada.
Para a correção da produção escrita, foi estruturada uma “chave de correção”.
Esta “chave” centrou-se na avaliação dos aspectos linguísticos e/ou discursivos das palavras e textos produzidos, considerando aspectos que abrangem desde a aquisição do sistema de escrita até a ampliação da capacidade redacional do aluno.
Os resultados de desempenho nas áreas avaliadas são expressos em escalas de proficiência (Anexo I). As escalas de Língua Portuguesa (Leitura) e de Matemática da ANA 2013 são compostas por quatro níveis progressivos e cumulativos. Isso significa uma organização da menor para a maior proficiência.
Quando um percentual de alunos foi posicionado em determinado nível da escala, pode-se pressupor que, além de terem desenvolvido as habilidades referentes a este nível, provavelmente também desenvolveram as habilidades referentes aos níveis anteriores.
A escala de proficiência de Língua Portuguesa (Escrita) também é composta por quatro níveis e, no geral, pressupõe a progressão da aprendizagem de um nível para outro.
Contudo, é importante ressaltar que o processo de aquisição da escrita não ocorre em etapas lineares.
Nos resultados de Língua Portuguesa (Escrita), além dos percentuais de alunos distribuídos nos níveis da escala, apresenta-se o percentual de cadernos de prova que não foram pontuados por conter a escrita de palavras sem relação semântica com a imagem apresentada ou escrita incompreensível.
SIMULADOS DA ANA PARA BAIXAR:
FONTE: http://profwarles.blogspot.com.br/2013/10/ana-avaliacao-nacional-de-alfabetizacao.html