26/05/2011
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - CIÊNCIAS, CÉU
Vejam o que eu trago para vocês, leitura e interpretação de texto - ciências, céu, para alunos do ensino fundamental 1.
A leitura e interpretação de texto fala sobre o céu, o sol e explica sobre o ar.
O ar é a mistura de gases que compõem a atmosfera da Terra. Ele é composto principalmente de nitrogênio, oxigênio e argônio, que juntos constituem a maior parte dos gases da atmosfera. Os demais gases incluem gases de efeito estufa como vapor de água, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozônio.
O ar é a mistura de gases que compõem a atmosfera da Terra. Ele é composto principalmente de nitrogênio, oxigênio e argônio, que juntos constituem a maior parte dos gases da atmosfera. Os demais gases incluem gases de efeito estufa como vapor de água, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozônio.
Tem como objetos de conhecimento:
- Decodificação/Fluência de leitura
-Formação do leitor
-Compreensão
- Estratégia de leitura.
Façam a leitura individual e coletiva, vejam a segmentação da escrita, conversas informais e outras.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. -(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
25/05/2011
TIPOS DE MORADIAS - AS DIVERSAS MORADIAS
Olá amigos, hoje eu trago para vocês atividades sobre tipos de moradias -as diversas moradias. Uma das unidades temáticas da geografia para 1º ano, de acordo com a BNCC é: o sujeito e o seu lugar ao mundo.
Objetos de conhecimento:
- O modo de vida das crianças em diferentes lugares;
- Situações de convívio em diferentes lugares.
As habilidades propostas são:
- (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola, etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
- (EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
Portanto, vejam as atividades que eu elaborei sobre os tipos de moradias.
O aluno poderá identificar diferentes moradias e formas de vivências, suas principais características, materiais usados nas diversas fabricações, os cômodos de uma casa, suas funções, higiene, etc...
Objetos de conhecimento:
- O modo de vida das crianças em diferentes lugares;
- Situações de convívio em diferentes lugares.
As habilidades propostas são:
- (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola, etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
- (EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
Portanto, vejam as atividades que eu elaborei sobre os tipos de moradias.
O aluno poderá identificar diferentes moradias e formas de vivências, suas principais características, materiais usados nas diversas fabricações, os cômodos de uma casa, suas funções, higiene, etc...
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
23/05/2011
TRABALHANDO COM BILHETES EM SALA DE AULA:GÊNEROS TEXTUAIS
Este é mais um gênero textual, atividades com bilhetes para alfabetização, que está de acordo com a BNCC e com os guias de alfabetização.
Campo de atuação:
É um campo da vida cotidiana - Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura,
próprias de atividades vivenciadas cotidianamente por crianças, adolescentes, jovens e adultos, no
espaço doméstico e familiar, escolar, cultural e profissional.
Atividades de bilhetes para a alfabetização possibilitam ao aluno a compreensão, identificação e a finalidade deste gênero textual, observando os diversos contextos de sua utilização.
A prática de linguagem é:
Leitura/escuta(compartilhada e autônoma) e o objeto de conhecimento é:Compreensão em leitura.
Alguns gêneros textuais deste campo: agendas, listas, bilhetes, recados, avisos, convites, cartas, cardápios, diários, receitas, regras de jogos e brincadeiras.
As habilidades propostas são:
- (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, bilhetes, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
- (EF01LP13) Identificar a função sociocomunicativa de textos que circulam em esfera social das quais participa, reconhecendo para que tais textos foram produzidos, onde circulam, quem produziu, a quem se destinam.
A dica é recortar estes modelos, colar nos cadernos dos alunos, e passar as atividades na lousa.
Esta atividade consiste em trabalhar diferentes bilhetes, sua função e na sexta-feira pedir aos alunos para elaborar um bilhete.
Com esta atividade podemos trabalhar os 5 eixos:
1-Compreensão,valorização da cultura escrita;
2-Apropriação do sistema da escrita;
3-Leitura;
4-Produção da escrita;
5-Desenvolvimento da oralidade.
Atividades de bilhetes para a alfabetização possibilitam ao aluno a compreensão, identificação e a finalidade deste gênero textual, observando os diversos contextos de sua utilização.
A prática de linguagem é:
Leitura/escuta(compartilhada e autônoma) e o objeto de conhecimento é:Compreensão em leitura.
Alguns gêneros textuais deste campo: agendas, listas, bilhetes, recados, avisos, convites, cartas, cardápios, diários, receitas, regras de jogos e brincadeiras.
As habilidades propostas são:
- (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, bilhetes, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
- (EF01LP13) Identificar a função sociocomunicativa de textos que circulam em esfera social das quais participa, reconhecendo para que tais textos foram produzidos, onde circulam, quem produziu, a quem se destinam.
A dica é recortar estes modelos, colar nos cadernos dos alunos, e passar as atividades na lousa.
Esta atividade consiste em trabalhar diferentes bilhetes, sua função e na sexta-feira pedir aos alunos para elaborar um bilhete.
Com esta atividade podemos trabalhar os 5 eixos:
1-Compreensão,valorização da cultura escrita;
2-Apropriação do sistema da escrita;
3-Leitura;
4-Produção da escrita;
5-Desenvolvimento da oralidade.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso