26/05/2011

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - CIÊNCIAS, CÉU

Vejam o que eu trago para vocês, leitura e interpretação de texto - ciências, céu, para alunos do ensino fundamental 1. 

A leitura e interpretação de texto fala sobre o céu, o sol e explica sobre o ar.

O ar é a mistura de gases que compõem a atmosfera da Terra. Ele é composto principalmente de nitrogênio, oxigênio e argônio, que juntos constituem a maior parte dos gases da atmosfera. Os demais gases incluem gases de efeito estufa como vapor de água, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozônio. 

leitura e interpretação de texto, ciências,céu

Trabalhar com leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular). 

Tem como objetos de conhecimento: 

- Decodificação/Fluência de leitura 
-Formação do leitor 
-Compreensão 
- Estratégia de leitura. 
Façam a leitura individual e coletiva, vejam a segmentação da escrita, conversas informais e outras.

As habilidades propostas para esta prática de linguagem são: 

 -(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. -(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto. 

leitura e interpretação de texto, ciências,céu              leitura e interpretação de texto, ciências,céu
 Autoria das atividades: Adiléa Generoso

25/05/2011

TIPOS DE MORADIAS - AS DIVERSAS MORADIAS

Olá amigos, hoje eu trago para vocês atividades sobre tipos de moradias -as diversas moradias. Uma das unidades temáticas da geografia para 1º ano, de acordo com a BNCC é: o sujeito e o seu lugar ao mundo.  

Objetos de conhecimento:

- O modo de vida das crianças em diferentes lugares;
Situações de convívio em diferentes lugares.

As habilidades propostas são:

- (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola, etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
- (EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
Portanto, vejam as atividades que eu elaborei sobre os tipos de moradias.

O aluno poderá identificar diferentes moradias e formas de vivências, suas principais características, materiais usados nas diversas fabricações, os cômodos de uma casa, suas funções, higiene, etc...


tipos de moradias -as diversas moradias

tipos de moradias -as diversas moradias                    Diversos tipos de moradias

Diversos tipos de moradias                    Diversos tipos de moradias

Diversos tipos de moradias                    Tipos de moradias

Diversos tipos de moradias                    Diversos tipos de moradias

Diversos tipos de moradias                    Diversos tipos de moradias-palafita

Diversos tipos de moradias                    Diversos tipos de moradias

Diversos tipos de moradias-iglu                   Tipos de moradias


Diversos tipos de moradias Diversos tipos de moradias
Autoria das atividades: Adiléa Generoso

23/05/2011

TRABALHANDO COM BILHETES EM SALA DE AULA:GÊNEROS TEXTUAIS

Este é mais um gênero textual, atividades com bilhetes para alfabetização, que está de acordo com a BNCC e com os guias de alfabetização. 

Campo de atuação:

É um campo da vida cotidiana - Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, próprias de atividades vivenciadas cotidianamente por crianças, adolescentes, jovens e adultos, no espaço doméstico e familiar, escolar, cultural e profissional.

Atividades de bilhetes para a alfabetização possibilitam ao aluno a compreensão, identificação e a finalidade deste gênero textual, observando os diversos contextos de sua utilização. 


A prática de linguagem é: 

Leitura/escuta(compartilhada e autônoma) e o objeto de conhecimento é:Compreensão em leitura.
Alguns gêneros textuais deste campo: agendas, listas, bilhetes, recados, avisos, convites, cartas, cardápios, diários, receitas, regras de jogos e brincadeiras.

As habilidades propostas são:

- (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, bilhetes, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
- (EF01LP13) Identificar a função sociocomunicativa de textos que circulam em esfera social das quais participa, reconhecendo para que tais textos foram produzidos, onde circulam, quem produziu, a quem se destinam.

A dica é recortar estes modelos, colar nos cadernos dos alunos, e passar as atividades na lousa.

Esta atividade consiste em trabalhar diferentes bilhetes, sua função e na sexta-feira pedir aos alunos para elaborar um bilhete. 

Com esta atividade podemos trabalhar os 5 eixos: 

1-Compreensão,valorização da cultura escrita; 
2-Apropriação do sistema da escrita; 
3-Leitura; 
4-Produção da escrita; 
5-Desenvolvimento da oralidade.


Atividades com bilhetes para alfabetização

Atividades com bilhetes para alfabetização                Atividades com bilhetes para alfabetização

Atividades com bilhetes para alfabetização                Atividades com bilhetes para alfabetização

Atividades com bilhetes para alfabetização                Atividades com bilhetes para alfabetização

Atividades com bilhetes para alfabetização                Atividades com bilhetes para alfabetização

Atividades com bilhetes para alfabetização                Atividades com bilhetes para alfabetização

Atividades com bilhetes para alfabetização                Atividades com bilhetes para alfabetização
Autoria das atividades: Adiléa Generoso