ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO: TRABALHANDO COM CONVITES EM SALA DE AULA



Este é mais um gênero textual, atividades de convites, que está de acordo com a BNCC e com os guias de alfabetização. É um campo da vida cotidiana - Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, próprias de atividades vivenciadas cotidianamente por crianças, adolescentes, jovens e adultos, no espaço doméstico e familiar, escolar, cultural e profissional.

A prática de linguagem éLeitura/escuta(compartilhada e autônoma) e o objeto de conhecimento é:Compreensão em leitura.


Atividades de convites

Alguns gêneros textuais deste campo: agendas, listas, bilhetes, recados, avisos, convites, cartas, cardápios, diários, receitas, regras de jogos e brincadeiras.

A habilidade proposta é:

(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, bilhetes, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Criei vários modelos de convites. O objetivo é de trabalhar um bilhete diferente cada dia da semana e na sexta-feira fazer uma produção de convite, para diagnosticar se houve realmente aprendizagem sobre o tema proposto. Os exemplos dados foram fictícios. Me desculpe se houve coincidências. 

Convites em sala de aula, 15 anos                Convites em sala de aula, 15 anos

Convites em sala de aula, aniversário                Convites em sala de aula, aniversário

Convites em sala de aula, bodas                Convites em sala de aula, bodas

Convites em sala de aula, casamento                

Produção de texto, convite
                       Autoria das atividades: Adiléa Generoso
           Siga-me no Instagram e na página do Facebook
                             

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO: TRABALHANDO COM CONVITES EM SALA DE AULA ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO: TRABALHANDO COM CONVITES EM SALA DE AULA Reviewed by Adiléa Generoso on 6.9.10 Rating: 5

4 comentários:

  1. Olá querida tem um selinho pra vc no meu blog!!
    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Achei as dicas maravilhosas, sempre que preciso de dicas desse gênero eu acesso esse site e encontro .Parabens!!!@

    ResponderExcluir
  3. Adoreeei tudoo bonita!
    :D

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.