A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS, CONTOS, IMPRIMIR



Olá amigos, hoje eu trago para vocês o conto a pequena vendedora de fósforos.

A Pequena Vendedora de Fósforos, A Menina dos fósforos ou a Vendedora de fósforos é um conto do poeta e escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. 

A história trata de uma menina que tentou se aquecer ao acender os fósforos mas que morre com o frio e o cansaço, e foi publicado pela primeira vez em 1845.

Conto é narrativa breve escrita em prosa, sendo mais curto que o romance e a novela. Tal qual um texto narrativo, ele envolve enredo, personagens, tempo e espaço. 

A pequena vendedora de fósforos

Sobre o conto, afirma Eça de Queirós, um dos maiores representantes da literatura portuguesa: 

 No conto tudo precisa ser apontado num risco leve e sóbrio: das figuras deve-se ver apenas a linha flagrante e definidora que revela e fixa uma personalidade; dos sentimentos apenas o que caiba num olhar, ou numa dessas palavras que escapa dos lábios e traz todo o ser; da paisagem somente os longes, numa cor unida.” 

O conto de fadas é um gênero textual que consiste em uma história curta, onde elementos imaginários se misturam a elementos reais.

Curiosidades 

Esse conto nos faz refletir questões importantes como: o abandono, a miséria, a fome, a indiferença, a inveja, a exclusão. 

É importante que pensemos nessas questões e no que podemos fazer para ajudar a tornar a vida do nosso próximo e por conseqüência, a nossa melhor. 

Que as pequenas e os pequenos vendedores de fósforo tenham histórias lindas, cheias de amor, compaixão, ajuda, carinho e felicidade. 

Sugiro algumas atividades para trabalhar esse lindo conto: 

- Fazer um mural com recortes de jornais e revistas que retratem situações semelhantes às vividas pelo personagem do conto e discuti-las em classe;
- Propor a produção de um final feliz para o conto;
-Trabalhar o Estatuto da Criança e do Adolescente; 
-Promover uma campanha de agasalhos e alimentos para alguma comunidade próxima. 

A pequena vendedora de fósforos             A pequena vendedora de fósforos

A pequena vendedora de fósforos             A pequena vendedora de fósforos

VEJA OUTROS CONTOS NESTES LINKS:

- O soldadinho de Chumbo
-Seu coelho e seu lobo
-Conto do coelhinho o rei da folhagem
-Os três porquinhos
-Chapeuzinho Vermelho
-A pequena vendedora de fósforos
-Conto de Rapunzel
-Livrinho dos Três porquinhos
-Pinóquio
-Cachinhos de ouro
-A pequena sereia
-Cinderela
-O sapo e o coelho
-A galinha ruiva

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS, CONTOS, IMPRIMIR A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS, CONTOS, IMPRIMIR Reviewed by Adiléa Generoso on 27.3.10 Rating: 5

2 comentários:

  1. Amei esse texto, sou sua fã...

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Adiléa, já conhecia esse texto e sempre achei-o muito interessante. Hoje, pesquisando um conto para trabalhar com os meus pequenos de 3º ano de fundamental, me lembrei desse. Achei a sua postagem, gostei muito e resolvi que começarei o trimestre com esse conto. Obrigada pela oportunidade. Isabel

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.