Hoje eu trago para vocês estas atividades de alfabetização - atividades interativas com cata-ventos, para que os alunos possam realizar a coordenação motora através de coloridos e recortes deste lindo cata-vento e formação de palavras.
Nestas atividades de alfabetização, os alunos vão escrever os nomes dos respectivos desenhos, colorir, recortar e fazer um cata-vento.
Conceito de cata-vento
O cata-vento, ou veleta, é um dispositivo que aproveita a energia dos ventos (energia eólica). Chamam-se também cata-vento os simples indicadores de direção do vento, como setas que giram sobre um eixo vertical.
Entretanto, associa-se comumente o nome comumente ao aproveitamento da energia eólica em aplicações mais engenhosas, como moenda (moinhos de vento), bombeamento de água, ou gerando energia elétrica, com os aerogeradores.
O cata-vento é formado por um conjunto de pás dispostas lateralmente sobre um eixo horizontal. Cada pá está levemente torcida (como uma hélice). Assim, o fluxo de ar, buscando o caminho mais fácil para passar, gera pressão que impulsiona cada pá para um mesmo sentido em relação ao eixo horizontal.
Atividades interativas para educação infantil gratuitas
Vale lembrar a importância da tesoura na educação infantil, o trabalho com a motricidade refinada com crianças que estão prestes entrar na educação infantil, que é considerado pré-requisito extremamente necessário para beneficiar a criança no processo de alfabetização.
Convém destacar que o uso da tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina.
Passo a passo para confeccionar o cata-vento
O aluno vai colorir os cata-ventos com as cores de sua preferência. Em seguida vai colar as duas partes. Ele vai observar os pontilhados para recortar certinho.
O objetivo de ter criado estes cata-ventos com as letras de A a Z, é de fixar as letras ou seja, a introdução das famílias silábicas e assim poder dar ênfase a ludicidade, que é um excelente recurso no processo de ensino-aprendizagem. Os alunos gostam bastante!...
A ludicidade é uma ferramenta pedagógica que deve estar presente no cotidiano escolar.O ambiente lúdico é o mais propício para a aprendizagem e produz verdadeira internalização da alfabetização e do letramento.
O brincar pedagogicamente deve estar incluído no dia-a-dia das crianças. Dessa forma será proporcionado o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motora, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e de inserção social e a aprendizagem específica da alfabetização.
Ao brincar, a criança tem a possibilidade de conhecer seu próprio corpo, o espaço físico e social. Brincando, a criança tem oportunidade de aprender conceitos, regras, normas, valores e também conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentos nas mais diversas formas de conhecimento.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário