Hoje eu trago para vocês este calendário de 2023 para parede - bem grande, no jeitinho de imprimir, recortar e colar no papel sem fim.
Resolvi fazer este calendário de 2023 bem grande, para ser usado na parede da sala de aula, com os meses separados, para que você possa criá-lo do seu jeito.
Calendário é um sistema para contagem e agrupamento de dias que visa a atender principalmente às necessidades civis e religiosas de uma cultura. A palavra deriva do latim calendarium, "livro de registro", que, por sua vez, deriva de calendae, que indicava o primeiro dia de um mês romano.As unidades principais de agrupamento dos dias são o mês e o ano.
A História e Origem do Calendário tem início com a necessidade de organizar o tempo, de registrar a evolução, bem como de comemorar em datas fixas.
Calendário de 2023 para parede gratuito
Os especialistas acreditam que ele teve origem com os sumérios - povo da Mesopotâmia - em 2700 a.C... Era composto por 12 meses lunares com 29 ou 30 dias, num total de 354 no ano. Desta forma, não coincidia com o calendário solar, composto por 365 dias.
Use a criatividade. RECORTE os meses, na parte cor de rosa e cole os num papel sem fim, cartolinas ou até mesmo em papel A4.
Use a criatividade. RECORTE os meses, na parte cor de rosa e cole os num papel sem fim, cartolinas ou até mesmo em papel A4.
É muito importante fazer o uso e o estudo do calendário com os alunos da educação infantil e do ensino fundamental I. Após entregar o calendário para os alunos, o professor deverá fazer uma análise do mesmo junto com os alunos.O calendário é um instrumento importante também para organizar a rotina escolar.
Os alunos precisam aprender a usar um calendário para que ele e sua família possam realizar as atividades e trabalhos de tarefas de casa propostas pelo professor com datas estipuladas.
Propostas de atividades
- Verificar as datas de aniversário dos alunos e fazer um cartaz de aniversariantes do mês. Olhar o dia antecessor e sucessor do aniversário e o dia da semana.
- Observar quantos dias tem cada mês, semana e no ano.
- Observar as datas comemorativas.
-Olhar o mês que tem menos dias e os que têm mais.
Objetivos
- Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário.
- Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.
- Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;
- Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário.
Para trabalhar com o calendário em sala de aula, é necessário saber a sua estrutura, isto é, ele se assemelha a uma tabela, apresentando linhas e colunas.
Os calendários indicam os doze meses do ano, e os dias estão organizados em ordem crescente. Um mês pode ter 30 ou 31 dias, mas fevereiro pode apresentar 28 ou 29 dias.
Essa diferença de dias em fevereiro ocorre em razão do ano bissexto, que possui 366 dias, em vez dos convencionais 365 dias de um ano.
Dicas para impressão das atividades
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
Cole desenhos de crianças ou personagens infantis. Faça os aniversariantes do mês, ajudantes do dia e sobre o tempo.
Calendário de 2023 em imagens para baixar
CABEÇALHO DO CARTAZ
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário