LEITURA E INTERPRETAÇÃO - A ESTRELA DE BELÉM



O Mistura de alegria disponibiliza para vocês esta leitura e interpretação - A estrela de Belém, para alunos do ensino fundamental I.

A leitura fala sobre a estrela de Belém e vem acompanhada de várias atividades de interpretação de texto, sinônimos, adjetivos, treino ortográfico do TR e formação de palavras com sílabas.


Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de dezembro. A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias. 

Estrela de Belém 

A Estrela de Belém, também chamada de Estrela de Natal e Estrela-Guia, revelou o nascimento de Jesus aos Reis Magos e, posteriormente, guiou-os até Belém, segundo a tradição cristã. A estrela aparece apenas na história da natividade do Evangelho de Mateus, no qual os astrólogos são orientados a viajar para Jerusalém.

A estrela de Belém é um dos símbolos do natal. Ela mostra o momento em que o Menino Jesus veio ao mundo. Este fenômeno serviu para indicar aos três Reis magos, o lugar onde a criança estava.

Atualmente, a estrela está presente nos enfeites e no topo da árvore de natal. Ela também é colocada no lugar da guirlanda, enfeitando a porta de entrada da casa.

O principal significado da estrela de natal é a "luz a seguir". É um símbolo para quem busca novos caminhos na vida. 

Símbolos do natal

Existem vários símbolos do natal: a estrela, o sino, a guirlanda, a vela, o Papai Noel, a bola, o pinheiro que é a árvore de natal, o panetone, presépio, anjo, coroa do advento, cartão de natal, peru, ceia e presentes.

As habilidades propostas para esta prática de linguagem são: 

-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. 
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. -(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

Dicas para impressão das atividades:

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 

 
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Leitura e interpretação,natal,A estrela de Belém

Leitura e interpretação,natal,A estrela de Belém

Leitura e interpretação,natal,A estrela de Belém

Leitura e interpretação,natal,A estrela de Belém

Leitura e interpretação,natal,A estrela de Belém

Leitura e interpretação,natal,A estrela de Belém


Autoria das atividades: Adiléa Generoso

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


LEITURA E INTERPRETAÇÃO - A ESTRELA DE BELÉM LEITURA E INTERPRETAÇÃO - A ESTRELA DE BELÉM Reviewed by Adiléa Generoso on 25.11.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.