Vejam estas atividades que eu acabei de criar leitura e interpretação alfabetização - O porquinho Guloso, atividade interativa, um livrinho para alunos do ensino fundamental I, sobre um animal mamífero.
A leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.
Mamíferos
Mamíferos são animais vertebrados, são seres altamente adaptáveis e podem ser encontrados por todo planeta. Se caracterizam pela presença de pelos pelo corpo e de glândulas mamárias nas fêmeas.
Os mamíferos têm glândulas mamárias (por isso o nome da classe, Mammalia) e por elas alimentam seus filhotes.
A quantidade de pelos no corpo varia de espécie para espécie. As baleias, por exemplo, apresentam pouquíssimos pelos ao redor do focinho, sendo a pele predominantemente lisa.
O porco é um mamífero robusto cujo formato lembra o de um barril. Ele é um animal famoso por ter grande apetite. Alguns porcos são selvagens, e outros, domésticos (criados pelo homem).
Características físicas
O porco tem corpo volumoso, com pernas curtas. Sua pele grossa é coberta por pelos duros. Os porcos medem desde cerca de 60 centímetros até 2 metros de comprimento. Os porcos domésticos podem chegar a pesar 320 quilos. O javali é o maior porco selvagem, mas é menor do que os porcos domésticos.
Os porcos também são chamados de suínos. O porco tem o corpo roliço, pernas curtas, orelhas caídas e um focinho grande que ninguém esquece. O porco adora comer, come de tudo, é só colocar na frente que o bicho traça. São também muito barulhentos, estão sempre grunhindo de um lado para o outro. A porca dá à luz, em média, a 12 filhotes chamados de leitõezinhos. Os porcos são umas das espécies mais antigas de animais de fazenda.
Sugestões de atividades
-Interpretação escrita e oral, plural, formação de palavras, caça-palavras, autoditados, etc...
- Contar a história dos Três porquinhos;
-Tipos de animais vertebrados e invertebrados e algumas características;
- Propor momento de diálogos sobre o PORCO;
- Fixar as sílabas AR, ER, IR, OR E UR;
- Utilizar material reciclado para fazer as capas das atividades;
- Fazer uma colagem de um porquinho utilizando sementes ou papel, crepom.
Música sobre o porquinho
Qui...qui...qui...qui...qui... grunhe o porquinho
Qui...qui...qui...qui...qui...como ele gordinho.
É guloso e tão mansinho
Ele é barrigudo, olé
O rabinho enroladinho
E as orelhas são em pé.
Repete: Qui...qui...qui...
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. -(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. -(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
Vejam também: Sequência didática com diversas atividades
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
Você vai gostar destas atividades
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário