LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - O PAPAGAIO QUICO



Vejam estas atividades que eu acabei de criar leitura e interpretação alfabetização - O papagaio Quico, atividade interativa, um livrinho para alunos do ensino fundamental I, sobre uma ave.

leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.



Diversas espécies de papagaios estão ameaçadas pela perda do habitat, devido há alguns fatores como a queimada, agricultura e construção de indústrias e cidades. Alguns são capturados e comercializados ilegalmente.

Papagaio é o nome dado às aves que pertencem à família dos Psittacideos e à ordem Psittaciformes. Essa ordem também inclui as cacatuas, os periquitos, as maritacas e as araras. A família dos Psittacidae é representada por 333 espécies, e a subfamília Psittacinae compreende os papagaios verdadeiros.

Os papagaios são aves bastante populares. Elas são comumente vistas em cativeiros há muito tempo, em função de sua exuberante beleza e também de sua habilidade de imitar sons, até mesmo a fala humana. Além disso, são espécies bastante inteligentes e demonstram carinho e afeto. Outro ponto que motiva as pessoas a desejarem esse animal como pet é que ele pode viver muitos anos.

Características físicas do papagaio 

O papagaio mede aproximadamente 37 centímetros de comprimento e pesa 400 gramas, mas isso varia de espécie para espécie. O corpo é robusto, o pescoço é curto e os pés têm quatro dedos, sendo dois para a frente e dois para trás. Essa disposição é ideal para equilibrarem o peso do corpo nos poleiros. 

A coloração de sua penugem também varia grandemente, já que é uma ave muito colorida, principalmente na cabeça e nas asas. Pode apresentar diversas cores misturadas ou ser de duas cores. As mais comuns são verde, amarelo, vermelho e azul.


 Sugestões de atividades 

-Interpretação escrita e oral, plural, parágrafos, formação de palavras, caça-palavras, autoditados,  etc... 
-Tipos de animais vertebrados e invertebrados e algumas características;
- Propor momento de diálogos sobre o PAPAGAIO;
- Fixar a família silábica PA,PE,PI,PO e PU;
- Utilizar material reciclado para fazer as capas das atividades;
- Fazer uma colagem de um papagaio utilizando sementes, papel, crepom ou penas. 

Dicas para impressão das atividades

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Leitura e interpretação alfabetização,animais,ave

Leitura e interpretação alfabetização,animais,ave

Leitura e interpretação alfabetização,animais,ave

Leitura e interpretação alfabetização,animais,ave

Leitura e interpretação alfabetização,animais,ave

Leitura e interpretação alfabetização,animais,ave


Autoria das atividades: Adiléa Generoso

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - O PAPAGAIO QUICO LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - O PAPAGAIO QUICO Reviewed by Adiléa Generoso on 24.8.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.