02/06/2021

LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - BARRACA DE JOÃO

Hoje eu trago para vocês esta leitura e interpretação alfabetização - barraca de João festa junina, para alunos do ensino fundamental I.

É muito bom trabalhar com os temas das datas comemorativas, pois assim teremos um leque de atividades que ajudarão no processo de alfabetização.


As festas juninas no Brasil são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal: a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente.

Nas festas juninas acontecem várias brincadeiras como boca do palhaço, pescaria, recadinho do coração, barraquinhas com prendas, comidas típicas como canjica, pipoca, quentão, pastel e a famosa dança da quadrilha.

Significado de barraca

Uma barraca ou tenda é um abrigo, consistindo de paredes de tecido ou outro material flexível disposto sobre ou amarrado a uma armação de tubos e/ou cordas. Algumas barracas não necessitam ser presas ao chão, enquanto outras exigem o uso de cordas amarradas em estacas e fixadas no solo. 

As barracas parecem ter sido utilizadas inicialmente por povos nômades, o seu uso foi disseminado por exércitos em deslocamento e hoje em dia são muito utilizadas para fins recreativos. Barracas modernas podem ser feitas de material resistente ao fogo. 

Barraca também pode ser abrigo portátil de lona, plástico etc., apoiado em um mastro ou mais e preso por cordas atadas em ganchos fixados no solo; tenda.

Nas festas juninas e nas feiras livres da cidade é comum o uso de barracas feitas com madeiras e lonas. E é justamente sobre este tipo de barraca, que elaborei esta atividade de leitura  e interpretação alfabetização.

Quis fazer uma alusão sobre este profissional, feirante ou barraqueiro que possui barraca e que nela vende qualquer coisa, para ajudar no seu sustento.

Conceito de feirante

O Feirante é o profissional responsável por trabalhar nas feiras livres, comercializando produtos alimentícios e afins. Um Feirante tem a responsabilidade de levar às suas barracas somente produtos de boa qualidade e procedência, além de sempre oferecer à sua clientela bons preços e ótimo atendimento.

No dia 25 de agosto comemora-se o dia do feirante, o profissional que trabalha com produtos da agricultura, levando os alimentos até nossas mesas.

Nesta leitura , o barraqueiro João aproveita a sua barraca nas feiras livres da cidade para vender produtos da roça e aproveita as ocasiões das festas juninas para vender comidas típicas como: canjica, pipoca, amendoim, pastéis, quentão, beijinho quente, pé-de-moleque, etc...

As habilidades propostas para esta prática de linguagem são

-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. -(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.


A leitura e interpretação alfabetização, a barraca de João fala sobre um homem que tem uma barraca e através desta leitura foram elaboradas algumas atividades como: separação silábica,diminutivo, formação de palavras, formação de frases, autoditado, etc...

Leitura e interpretação alfabetização,festa junina,dia do feirante

Leitura e interpretação alfabetização,festa junina,dia do feirante

Leitura e interpretação alfabetização,festa junina,dia do feirante

Leitura e interpretação alfabetização,festa junina,dia do feirante

Leitura e interpretação alfabetização,festa junina,dia do feirante

Leitura e interpretação alfabetização,festa junina,dia do feirante

Autoria das atividades: Adiléa Generoso  

Nenhum comentário:

Postar um comentário