LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - O SANFONEIRO ZECA



Boa noite amigos! Hoje eu trago para vocês esta leitura e interpretação alfabetização - o sanfoneiro Zeca festa junina, para alunos do ensino fundamental I.

É muito bom trabalhar com os temas das datas comemorativas, pois assim teremos um leque de atividades que ajudarão no processo de alfabetização.


As festas juninas no Brasil são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal: a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente.

Nas festas juninas acontecem várias brincadeiras como boca do palhaço, pescaria, recadinho do coração, barraquinhas com prendas, comidas típicas como canjica, pipoca, quentão, pastel e a famosa dança da quadrilha.

A quadrilha é a dança mais popular do Brasil. É uma dança típica onde as pessoas se fantasiam com roupas coloridas, estilo caipira, ou matuto usando calças remendadas, chapéu de palha, botas, vestido de chita e laço na cabeça.

Nas quadrilhas é comum o estilo de música instrumental caipira. Os principais instrumentos que fazem parte da quadrilha são a sanfona, o violão, a zabumba e o triângulo.

Origem da quadrilha 

A quadrilha teve origem na Inglaterra, no século XIII. Posteriormente, ela foi incorporada e adaptada à cultura francesa e se desenvolvendo nas danças de salão a partir do século XVIII. 

Assim, a quadrilha se tornou popular entre os membros da nobreza europeia. Com sua disseminação na Europa, a quadrilha chegou a Portugal.

Conceito de sanfona

A sanfona, também chamada de viela de roda, viola de roda e até gaita de roda é um instrumento musical de cordas friccionadas acionado por uma manivela.O que a torna característica, do ponto de vista sonoro, é o fato de se parecer com um violino com bordões e por ser capaz de produzir um zumbido usado ritmicamente por meio de uma corda apoiada numa ponte móvel (a mosca); fisicamente, distingue-se por serem as suas cordas friccionadas por uma roda com resina, que é acionada por uma manivela, enquanto a melodia é criada num teclado.

É por este motivo, que resolvi criar esta atividade interativa com uma sanfona, por ser um instrumento musical usado nas quadrilhas, que acontecem nos meses de junho e julho.

As habilidades propostas para esta prática de linguagem são

-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. -(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.


A leitura e interpretação alfabetização, o sanfoneiro Zeca é sobre um homem que toca sanfona e através desta leitura foram elaboradas algumas atividades como: separação silábica, plural, formação de palavras,etc...

Leitura e interpretação alfabetização,festa junina

Leitura e interpretação alfabetização,festa junina

Leitura e interpretação alfabetização,festa junina

Leitura e interpretação alfabetização,festa junina

Leitura e interpretação alfabetização,festa junina

Leitura e interpretação alfabetização,festa junina

Autoria das atividades: Adiléa Generoso  


DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - O SANFONEIRO ZECA LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - O SANFONEIRO ZECA Reviewed by Adiléa Generoso on 1.6.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.