Boa tarde amigos! Hoje eu trago para vocês esta leitura e interpretação alfabetização - pra quem você tira o chapéu?, festa junina, para alunos do ensino fundamental I.
É muito bom trabalhar com os temas das datas comemorativas, pois assim teremos um leque de atividades que ajudarão no processo de alfabetização.
Tirar o chapéu é um sinal convencional não-verbal de saudação ou agradecimento, normalmente efetuado apenas pelos homens. Privar-se do chapéu, como quando se entra em um templo religioso, é tido como um sinal de humildade.
Significado do gesto
O gesto pode ser feito com uma simples movimentação da aba do chapéu até a sua retirada completa da cabeça. Em casos mais ostensivos, quem cumprimenta pode se inclinar em sinal de respeito. Se levado ao peito, com uma leve inclinação, é sinal de respeito a um conhecido há pouco falecido.
Esta leitura e interpretação alfabetização, traz à tona um ditado popular "Pra quem você tira o chapéu?". O objetivo é discutir com os alunos sobre as questões atuais, contextualizando a importância de valorizarmos aquilo ou aqueles que fazem a diferença em nossa vida.
Tais questões importantes como: professores e pais que estão enfrentando esta nova modalidade de ensino, com aulas remotas, descoberta da vacina, agradecimento aos cientistas, ao SUS, médicos e enfermeiros, pessoal da saúde e especialistas que estão à frente da pandemia.
Aproveitar para sondar também por que ou para quem não tirarmos o chapéu, ou seja o que ou aqueles que nos desagradam. Tais problemas como: abuso sexual, maus tratos, bullying, quem pratica a queimada, violência, etc...É um momento de muita conversa informal.
Cabe a você professor(a) atentar neste momento para as devidas respostas dos alunos.
As festas juninas no Brasil são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal: a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente.
A leitura é a maneira mais antiga – e mais eficiente, até hoje, de adquirir conhecimento. Esta leitura é bem pequena, com frases curtas para facilitar o entendimento do aluno.
O ato de ler é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.
As atividades são de interpretação, separação silábica, formação de palavras, caça-palavras, autoditado.
Por isto, acho de suma importância o uso de textos curtos, para que o aluno possa ler oralmente com fluência e entonação, criando-se assim automatismo de leitura.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. -(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. -(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
As atividades são de interpretação, separação silábica, formação de palavras, caça-palavras, autoditado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário