Boa noite amigos! Acabei de elaborar estas atividades educativas para alfabetização - separação silábica, para alunos do ensino fundamental 1.
São atividades educativas de separação silábica, que vão auxiliar o aluno no processo de assimilação da consciência fonológica.
A Separação Silábica, também chamada de divisão silábica, é a delimitação das palavras em sílabas, cuja ação é marcada pelo hífen. Vale lembrar que não existe sílaba sem vogal, visto ela ser a base da sílaba, ou seja, a vogal é um elemento obrigatório.
Para a realização destas atividades, os alunos precisam conhecer o alfabeto, as famílias silábicas, compreender a natureza alfabética do sistema da escrita, dominar as convenções gráficas,etc...
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e apropriação do sistema de escrita, e pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e escrita.
A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
O processo de alfabetização é bastante complexo e o professor precisa utilizar de diversas estratégias de ensino, jogos pedagógicos, fichas de leituras, materiais diversificados, não adotando em sua prática pedagógica, apenas o livro didático, uma vez que ele serve apenas como suporte, para obter um bom resultado.
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
Estas atividades de alfabetização poderão ser aproveitadas com os alunos com dificuldades de aprendizagem ou como tarefas de casa. Bom trabalho!
A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
O processo de alfabetização é bastante complexo e o professor precisa utilizar de diversas estratégias de ensino, jogos pedagógicos, fichas de leituras, materiais diversificados, não adotando em sua prática pedagógica, apenas o livro didático, uma vez que ele serve apenas como suporte, para obter um bom resultado.
É preciso pensar diferente, numa metodologia que ofereça oportunidades de aprendizagem para todos os alunos, ou seja, respeitando as diferenças individuais de cada aluno.
Cada aluno tem o seu tempo e a sua forma de aprender. É nesta hora que entram as atividades diferenciadas em sala de aula, para atender estes alunos com dificuldades de aprendizagem.
Cada aluno tem o seu tempo e a sua forma de aprender. É nesta hora que entram as atividades diferenciadas em sala de aula, para atender estes alunos com dificuldades de aprendizagem.
Isto só acontece, quando o professor prepara atividades com um método global,ensinando a palavra como um todo, sem focalizar unidades menores. Pressupõe que a forma global das palavras fornece dicas importantes aos leitores iniciante.
A partir destas unidades maiores espera-se que o aprendiz chegue à compreensão de unidades menores sem a necessidade de uma instrução explícita.
Métodos sintéticos pressupõe que a compreensão do sistema de escrita se dá sintetizando – juntando unidades menores relacionando a fala com a representação escrita.
A partir destas unidades maiores espera-se que o aprendiz chegue à compreensão de unidades menores sem a necessidade de uma instrução explícita.
Métodos sintéticos pressupõe que a compreensão do sistema de escrita se dá sintetizando – juntando unidades menores relacionando a fala com a representação escrita.
Conceito de consciência fonológica:
Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).
Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).
A criança será ainda capaz de identificar que essas mesmas unidades se podem repetir em diferentes palavras.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
Estas atividades de alfabetização poderão ser aproveitadas com os alunos com dificuldades de aprendizagem ou como tarefas de casa. Bom trabalho!
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