LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - DIA DOS POVOS INDÍGENAS



Vejam esta leitura e interpretação alfabetização - dia do índioque acabei de fazer para alunos do ensino fundamental I.

A leitura e interpretação de texto fala sobre os povos indígenas e seus costumes.



Os povos indígenas brasileiros formam hoje um contingente que representa cerca de 0,47% da população brasileira.

História dos povos indígenas brasileiros 

Primeiros habitantes do Brasil, na época dos descobrimentos havia cerca de 5 milhões de indígenas espalhados pelo país. 

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram uma população indígena que habitava o litoral. Os índios que Cabral encontrou na Bahia pertenciam ao grupo linguístico tupi.

Herança cultural indígena 

O povo brasileiro tem vários costumes herdados dos indígenas. Entre eles destacam-se: 
- O uso da rede de dormir; 
- A utilização do milho, da mandioca, do guaraná e demais frutos nativos; 
- O emprego de várias ervas medicinais; 
- As técnicas de fabricação de canoas, jangadas e artefatos de palha e cipó; 
- O uso da queimada das roças antes de fazer novo plantio etc.

Os povos indígenas contribuíram para a formação do povo brasileiro. Na sociedade colonial, a união entre índios e brancos - no princípio, ilegítima - ganhou o nome de "mameluco" ou "caboclo". Por sua vez, da união entre índios e negros, que ocorreu em menor grau, chamou-se "cafuzo" ou "caburé".


Trabalhar com leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular). 

Tem como objetos de conhecimento

-Decodificação/Fluência de leitura 
-Formação do leitor 
-Compreensão 
- Estratégia de leitura. 

As habilidades propostas para esta prática de linguagem são: 

-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.  
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

Dicas para impressão das atividades:

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Leitura e interpretação alfabetização,dia do índio

Leitura e interpretação alfabetização,dia do índio

Leitura e interpretação alfabetização,dia do índio

Leitura e interpretação alfabetização,dia do índio

Autoria das atividades: Adiléa Generoso

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - DIA DOS POVOS INDÍGENAS LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - DIA DOS POVOS INDÍGENAS Reviewed by Adiléa Generoso on 7.4.21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.