22/04/2021

DIA DAS MÃES - FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Boa noite amigos! Acabei de elaborar estas atividades para o dia das mães - formação de palavras, atividades de alfabetização para alunos do ensino fundamental 1.

São atividades educativas, para o aluno ordenar as letras, formação de palavras   que conceituam a MAMÃE. Estas atividades poderão servir como um lindo cartão.


dia das mães é um evento que acontece em várias partes do mundo e tem como intuito celebrar o amor e o carinho de todos às mães.

No Brasil, a comemoração é celebrada no segundo domingo do mês de maio. Nesse dia, é comum as pessoas oferecerem presentes às suas mães e enviarem mensagens de amor.

Para a realização destas atividades, os alunos precisam conhecer o alfabeto, as famílias silábicas, compreender a natureza alfabética do sistema da escrita, dominar as convenções gráficas,etc...

Os alunos vão ordenar as letras que estão dentro de cada flor e formar palavras que são virtudes das mamães. Eles vão escrever a palavra dentro do coração.

Depois que formarem todas as palavras vão pintar os vasos com as flores, fazer uma colagem no vaso que contém a palavra AMOR, colar papéis de porta docinhos grampear as demais folhas. 

As palavras contidas nas 6 páginas são: AMOR, CARINHO, TERNURA, ALEGRIA, BONDADE E RESPEITO. Os aluno vão fazer um livrinho com esta capinha linda e dar para a mamãe.

Através de conversas informais poderão surgir outras palavras. O(a) professor(a) vai explorar cada palavra, as letras iniciais, as vogais, quantidade de sílabas, etc...

Formar palavras a partir de letras tem o objetivo de: 

- Desenvolver habilidades de leitura e de escrita; 
- Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras; 
-Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das letras; 
- Desenvolver o raciocínio; 
- Aperfeiçoar o vocabulário.

Dicas para impressão das atividades:

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 



3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Dia das mães,formação de palavras,cartão

Dia das mães,formação de palavras,cartão

Dia das mães,formação de palavras,cartão

Dia das mães,formação de palavras,cartão

Dia das mães,formação de palavras,cartão

Dia das mães,formação de palavras,cartão

Dia das mães,formação de palavras,cartão

Autoria das atividades: Adiléa Generoso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário