Boa noite amigos! Acabei de elaborar estas atividades de alfabetização 3º ano - formação de palavras ou seja cruzando a fronteira, para alunos do ensino fundamental 1.
São atividades educativas, " cruzando a fronteira" para o aluno ordenar as letras, formação de palavras que vão facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita de palavras.
Significado do termo "cruzando a fronteira"
Uma fronteira é uma linha física ou artificial que separa um território, é uma linha divisória. Separação; linha que demarca, separa ou distingue uma coisa de outra.
Neste caso, usei o sentido figurado da palavra fronteira, para elaborar estas atividades. O objetivo é mostrar aos alunos que existem dois espaços demarcados com uma linha divisória, que a partir do momento que as letras cruzam esta linha, formam palavras distintas.
Aproveitar este tema, para conscientizar os alunos sobre a grande importância da palavra RESPEITO. Precisamos respeitar o espaço do outro, bem como os objetos escolares e até mesmo aceitar o ser humano como ele é. Somos iguais mas somos diferentes. Precisar ter mais empatia com o próximo.
Conceito de sentido figurado
Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de comunicação. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo ideias que vão além de seu sentido mais usual.
Capacidades propostas para estas atividades
- Cruzar a linha divisória escrevendo as letras de cada seta;
- Escrever as letras dentro dos respectivos círculos;
- Observar o desenho e a letra contida em cada espaço;
- Ordenar as letras e formar os nomes dos desenhos.
Para a realização destas atividades, os alunos precisam conhecer o alfabeto, as famílias silábicas, compreender a natureza alfabética do sistema da escrita, dominar as convenções gráficas,etc...
Formar palavras a partir de letras tem o objetivo de:
- Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
- Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
-Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das letras;
- Desenvolver o raciocínio;
- Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
- Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
-Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das letras;
- Desenvolver o raciocínio;
- Conhecer o alfabeto;
- Aperfeiçoar o vocabulário.
- Aperfeiçoar o vocabulário.
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e apropriação do sistema de escrita, e pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e escrita.
A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
O processo de alfabetização é bastante complexo e o professor precisa utilizar de diversas estratégias de ensino, jogos pedagógicos, fichas de leitura, materiais diversificados, não adotando em sua prática pedagógica, apenas o livro didático, uma vez que ele serve apenas como suporte, para obter um bom resultado.
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
O processo de alfabetização é bastante complexo e o professor precisa utilizar de diversas estratégias de ensino, jogos pedagógicos, fichas de leitura, materiais diversificados, não adotando em sua prática pedagógica, apenas o livro didático, uma vez que ele serve apenas como suporte, para obter um bom resultado.
É preciso pensar diferente, numa metodologia que ofereça oportunidades de aprendizagem para todos os alunos, ou seja, respeitando as diferenças individuais de cada aluno.
Cada aluno tem o seu tempo e a sua forma de aprender. É nesta hora que entram as atividades diferenciadas em sala de aula, para atender estes alunos com dificuldades de aprendizagem.
Cada aluno tem o seu tempo e a sua forma de aprender. É nesta hora que entram as atividades diferenciadas em sala de aula, para atender estes alunos com dificuldades de aprendizagem.
Isto só acontece, quando o professor prepara atividades com um método global,ensinando a palavra como um todo, sem focalizar unidades menores. Pressupõe que a forma global das palavras fornece dicas importantes aos leitores iniciante.
A partir destas unidades maiores espera-se que o aprendiz chegue à compreensão de unidades menores sem a necessidade de uma instrução explícita.
Métodos sintéticos pressupõe que a compreensão do sistema de escrita se dá sintetizando – juntando unidades menores relacionando a fala com a representação escrita.
Métodos sintéticos pressupõe que a compreensão do sistema de escrita se dá sintetizando – juntando unidades menores relacionando a fala com a representação escrita.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
PRIMEIRO CRUZA AS LETRAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário