01/10/2020

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ATIVIDADE INTERATIVA

Vejam esta leitura e interpretação de texto - atividade interativa, que acabei de fazer, sobre uma cadelinha, para alunos do ensino fundamental I

O objetivo desta leitura é para ressaltar a importância dos cuidados que devemos ter com os animais, lembrando que no dia 29/09/2020, a Lei 14.064/2020, foi sancionada. A lei que aumenta a punição para maus-tratos de animais.


A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime. A nova lei cria um item específico para esses animais.

Com esta atividade interativa, os alunos vão ler a leitura e fazer os exercícios de interpretação de texto. Em seguida eles vão recortar cada página e colar, formando-se assim um livrinho.

Cuidados necessários de um cachorro:

-Mantenha a higiene do cão em dia. Banho, tosa, cortar unhas, escovar o pelo e também os dentes;

- Deixar o ambiente sempre limpo;

- Não esquecer da vacinação;

- Cuidar da vermifugação;

- Oferecer uma alimentação de qualidade;

- Fazer passeios regulares;

- Levar no veterinário para consultas periódicas;

- Brincar com ele, dar amor, carinho e proteção.

Como estimular o gosto pela leitura?

Dar o exemplo: a criança que vê os pais ou pessoas da família com o hábito de leitura,  vai ver o exemplo e vai criar o gosto pela leitura.

Incluir livros na rotina diária: os pais vão ler para a criança, desde bem pequena, antes de dormir, pois assim ela vai aprender a interpretar ilustrações, mesmo não sabendo ler. Ela vai aprender a manipular os livros e até inventar histórias.

Falar sobre a importância de saber ler: é lendo que podemos ver novos horizontes e aprendemos a interpretar o mundo que nos cerca.

Estou criando estas atividades interativas diferentes, para que os alunos possam criar o gosto pela leitura

Trabalhar com leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular). 

Tem como objetos de conhecimento: 

- Decodificação/Fluência de leitura 
-Formação do leitor 
-Compreensão 
- Estratégia de leitura. 

As habilidades propostas para esta prática de linguagem são: 

-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.  
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.


As atividades propostas para estas atividades interativas são: interpretação, unidades fonológicas como separação silábica, caça-palavras, ortografia, formação de palavras e de frases.

Leitura e interpretação de texto,atividade interativa

Leitura e interpretação de texto,atividade interativa

Leitura e interpretação de texto,atividade interativa

Leitura e interpretação de texto,atividade interativa

Leitura e interpretação de texto,atividade interativa

Leitura e interpretação de texto,atividade interativa

Leitura e interpretação de texto,atividade interativa

Leitura e interpretação de texto,atividade interativa

Autoria das atividades: Adiléa Generoso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário