17/10/2020

LEITURA E INTERPRETAÇÃO ALFABETIZAÇÃO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Olá amigos, hoje eu trago para vocês esta leitura e interpretação alfabetização - dia da consciência negra, que acabei de fazer para alunos do ensino fundamental I.

O nome da menina desta leitura, "Jamila" foi escolhido propositalmente, após uma pesquisa. Vejam:

"Jamila é um nome de origem Árabe, da palavra Jamil e tem como significado bela,formosa, linda, elegante ou bonita".



A alimentação brasileira tem uma riqueza incrível, pois sua origem é uma mistura das tradições indígenas, europeias e africanas.As comunidades negras se espalharam pelo Brasil, a culinária que veio da África se espalhou por todo o país. Hoje em dia, os pratos e os temperos da cozinha negra fazem parte da nossa alimentação. São saboreados no dia-a-dia e também nas festas populares.

O azeite de dendê também foi um dos ingredientes mais importantes da culinária negra. O dendezeiro é uma palmeira de origem africana, e de sua polpa se extrai o azeite que dá a cor, o sabor e o aroma de tantas receitas deliciosas como o caruru, o vatapá e o acarajé.

Cabe ao professor aproveitar o tema desta leitura, para realizar conversas informais, destacando a importância do amor, respeito, amizade, igualdade e outras palavrinhas mágicas, que não poderão faltar.
  
leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura. 

Por isto, acho de suma importância o uso de textos curtos, para que o aluno possa ler com fluência e entonação, criando-se assim automatismo de leitura. 

O ato de ler requer incentivo, o hábito de ler requer gosto, prazer de ler, desejo e curiosidade. E isso é válido para leitores mirins, juvenis e mais experientes. 

O prazer de ler está interligado não somente à necessidade da leitura, mas à aproximação estabelecida entre o sujeito leitor e o fascínio da obra literária. 

Trabalhar com leitura de textos pequenos, leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular). 

As atividades desta leitura são: interpretação, , formação de frases, autoditado, adjetivo, formação de palavras,etc....

Tem como objetos de conhecimento: 

 -Decodificação/Fluência de leitura 
 -Formação do leitor 
 -Compreensão 
 - Estratégia de leitura. 

 As habilidades propostas para esta prática de linguagem são: 

 -(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. 
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto. 

Dicas para impressão das atividades:

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 

 
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Leitura e interpretação alfabetização,dia da consciência negra

Leitura e interpretação alfabetização,dia da consciência negra

Leitura e interpretação alfabetização,dia da consciência negra

Leitura e interpretação alfabetização,dia da consciência negra

Leitura e interpretação alfabetização,dia da consciência negra

Leitura e interpretação alfabetização,dia da consciência negra

Leitura e interpretação alfabetização,dia da consciência negra

Autoria das atividades: Adiléa Generoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário