Hoje o Mistura de alegria disponibiliza para você, esta leitura e interpretação de texto - dia das crianças e do ciclista, que fala sobre um menino com o seu brinquedo, bicicleta.(Qualquer semelhança é mera coincidência).
O dia do ciclista é comemorado no dia 19/08 e no dia 12 de outubro comemoramos o dia das crianças. Neste sentido, resolvi criar uma série de leituras com interpretações de texto e atividades interativas, para mostrar alguns brinquedos, que fazem parte do universo das crianças.
Ciclismo é a prática de se usar uma bicicleta, seja como esporte ou forma de locomoção. Foi na Inglaterra, em meados do século XIX, que o ciclismo surgiu, época em que o aperfeiçoamento do veículo possibilitou o alcance de maiores velocidades.
Conceito de ciclismo
A regra fundamental para os motoristas é respeitar a distância lateral de 1,5m ao ultrapassar ciclistas, além disso, dar a preferência e facilitar a passagem em cruzamentos e conversões. Deve haver um respeito mútuo entre o ciclista e o motorista.
Dicas para o ciclista
- Ter educação e conhecer as leis de trânsito, sempre respeitando-as; - Ser visto, utilizando roupas claras que chamem a atenção e, quando possível, acoplar luzes que são permitidas na bicicleta;
- Evitar ruas e avenidas movimentadas, além de se manter à direita e na mão correta de direção;
- Utilizar ciclovias e ciclofaixas, quando estas são disponíveis.
Dicas para o motorista
- Levar em consideração a diferença entre a velocidade de um carro para uma bicicleta, e respeitar o tempo de reação de ambos;
- Justamente por pontos cegos e pelo tamanho, a bicicleta é difícil de se identificar no trânsito. Mantenha-se atento;
- O tempo de frenagem de um carro é menor do que de uma bicicleta, sendo preciso manter maior cuidado em casos que se faça necessário frear.
A leitura de textos pequenos facilita a aprendizagem dos alunos, pois, as frases são curtas e os alunos poderão ler com mais automatismo.
Eles poderão ser usados como tarefa de casa ou com alunos que ainda não dominaram o processo de aquisição da leitura.
A leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.
Por isto, acho de suma importância o uso de textos curtos, para que o aluno possa ler oralmente com fluência e entonação, criando-se assim automatismo de leitura.
O ato de ler requer incentivo, o hábito de ler requer gosto, prazer de ler, desejo e curiosidade. E isso é válido para leitores mirins, juvenis e mais experientes.
O prazer de ler está interligado não somente à necessidade da leitura, mas à aproximação estabelecida entre o sujeito leitor e o fascínio da obra literária.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
- (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
- (EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
- (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
- (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
- (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
- (EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
As atividades propostas nesta leitura são: interpretação escrita e oral, parágrafos, separação silábica, diminutivo, sílabas complexas BL,CL,FL,GL,PL,TL.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
- (EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
- (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
- (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
- (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
- (EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
As atividades propostas nesta leitura são: interpretação escrita e oral, parágrafos, separação silábica, diminutivo, sílabas complexas BL,CL,FL,GL,PL,TL.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário