Olá minha gente amiga! Vejam o que que acabei de fazer. Lindas fichas de leitura ensino fundamental, com o tema da semana das crianças, que fala sobre uma bebezinha e sua bola.
O dia das crianças, dia 12 de outubro se aproxima e eu resolvi criar uma série de leituras com interpretações de texto e atividades interativas, para mostrar alguns brinquedos, que fazem parte do universo das crianças.
Com esta atividade interativa, o aluno vai fixar ou aprender as sílabas simples da família silábica, da palavra BOLA, que estão escritas dentro de cada cor da bola: BA, BE, BI, BO e BU e depois em outro momento as sílabas da letra L.
O(a) professor(a) poderá trabalhar, além destas sílabas simples, a ordem alfabética das palavras, sentenças, separação silábica e outras. A bola é um brinquedo que os meninos e as meninas gostam muito.
O ato de ler requer incentivo, o hábito de ler requer gosto, prazer de ler, desejo e curiosidade. E isso é válido para leitores mirins, juvenis e mais experientes.
Nesta mesma atividade contém uma leitura com frases simples e bem curtas, para alunos do 1º ano do ensino fundamental I. Em seguida atividades de interpretação, separação silábica, autoditados, formação de frases e completar sílabas faltosas.
Neste sentido, criei esta leitura pequena e de forma diferente , pois, é de suma importância o uso de textos curtos, para que o aluno possa ler oralmente com fluência e entonação, criando-se assim automatismo e gosto pela leitura.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
- (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
- (EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
- (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
- (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
- (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
- (EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
Dicas para a confecção desta atividade:
- Imprimir todas as páginas da bola;
- Pedir aos alunos para pintar a primeira bola que será a capa;
- Recortar todas as páginas;
-Colar inicialmente a primeira e a segunda página, fazendo os devidos cortes nas linhas;
- Colar todas as 7 folhas fazendo-se assim um livrinho.
- (EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
- (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
- (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
- (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
- (EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
Dicas para a confecção desta atividade:
- Imprimir todas as páginas da bola;
- Pedir aos alunos para pintar a primeira bola que será a capa;
- Recortar todas as páginas;
-Colar inicialmente a primeira e a segunda página, fazendo os devidos cortes nas linhas;
- Colar todas as 7 folhas fazendo-se assim um livrinho.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Excelente material. Vou usar com umma aluna que tem dificuldade na linguagem.
ResponderExcluirParabéns e obrigada!