Olá amigos, hoje eu trago para vocês atividades para alfabetização - segmentação de palavras.
São desenhos que fazem parte do repertório da primavera e dia da árvore. Os alunos vão escrever as frases e em seguida vão pintar os espaços existentes entre cada palavra.
No processo de alfabetização a criança está construindo suas hipóteses, no que diz respeito à segmentação de palavras.
A separação entre as palavras de uma frase, pode causar dúvidas nos alunos que estão começando a ter contato com a língua escrita.
Devido às práticas de letramento as quais está exposta cotidianamente, antes de entrar na escola, a criança está construindo suas hipóteses no que diz respeito à segmentação da escrita.
No entanto, ao testá-las, ela se vê diante da dúvida sobre o lugar em que esses espaços devem ser inseridos. Para a resolução dessa incerteza é necessário que o aprendiz dê conta da complexa tarefa de compreender o que é uma palavra. Começam a surgir, exatamente nesse período, as segmentações não-convencionais.
Estas atividades de segmentação da escrita estão de acordo com a BNCC, onde as habilidades propostas são:
A separação entre as palavras de uma frase, pode causar dúvidas nos alunos que estão começando a ter contato com a língua escrita.
Devido às práticas de letramento as quais está exposta cotidianamente, antes de entrar na escola, a criança está construindo suas hipóteses no que diz respeito à segmentação da escrita.
No entanto, ao testá-las, ela se vê diante da dúvida sobre o lugar em que esses espaços devem ser inseridos. Para a resolução dessa incerteza é necessário que o aprendiz dê conta da complexa tarefa de compreender o que é uma palavra. Começam a surgir, exatamente nesse período, as segmentações não-convencionais.
Estas atividades de segmentação da escrita estão de acordo com a BNCC, onde as habilidades propostas são:
-(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
-(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
O que o aluno poderá aprender com estas atividades:
- Usar espaço para separar palavras, sem aglutiná-las ou separá-las de forma indevida. Sentido e posicionamento da escrita na página.
- Utilizar espaços ou traços para separar títulos, conjuntos de exercícios, tópicos, etc.
- Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa.
- Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase.
- Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa.
Os alunos vão transcrever as frases dentro dos círculos, observando os devidos espaços existentes em cada palavrinha e em seguida deverão pintar com lápis de cor ou seja, colorir os espaços entre as palavras. Poderão também bater palmas para distinguirem estes espaços.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
O que o aluno poderá aprender com estas atividades:
- Usar espaço para separar palavras, sem aglutiná-las ou separá-las de forma indevida. Sentido e posicionamento da escrita na página.
- Utilizar espaços ou traços para separar títulos, conjuntos de exercícios, tópicos, etc.
- Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa.
- Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase.
- Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa.
Os alunos vão transcrever as frases dentro dos círculos, observando os devidos espaços existentes em cada palavrinha e em seguida deverão pintar com lápis de cor ou seja, colorir os espaços entre as palavras. Poderão também bater palmas para distinguirem estes espaços.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
Autoria das atividades : Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário