Hoje eu trago para vocês estas atividades interativas para educação infantil - dia das crianças, para que os alunos possam realizar a coordenação motora através de coloridos e recortes deste lindo cata-vento.
O dia das crianças é comemorado no dia 12 de outubro e elas gostam muito de brinquedos variados. O cata-vento é um brinquedo que as crianças menores gostam muito.
O cata-vento, ou veleta, é um dispositivo que aproveita a energia dos ventos (energia eólica). Chamam-se também cata-vento os simples indicadores de direção do vento, como setas que giram sobre um eixo vertical. Entretanto, associa-se comumente o nome comumente ao aproveitamento da energia eólica em aplicações mais engenhosas, como moenda (moinhos de vento), bombeamento de água, ou gerando energia elétrica, com os aerogeradores.
O cata-vento é formado por um conjunto de pás dispostas lateralmente sobre um eixo horizontal. Cada pá está levemente torcida (como uma hélice). Assim, o fluxo de ar, buscando o caminho mais fácil para passar, gera pressão que impulsiona cada pá para um mesmo sentido em relação ao eixo horizontal.
Vale lembrar a importância da tesoura na educação infantil, o trabalho com a motricidade refinada com crianças que estão prestes entrar na educação infantil, que é considerado pré-requisito extremamente necessário para beneficiar a criança no processo de alfabetização.
Convém destacar que o uso da tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina.
Ao aprender a usá-la de modo correto os pequenos também desenvolvem uma série de habilidades motoras e cognitivas como:
➤Estabilidade postural
➤Percepção visual
➤Coordenação visomotora
➤Integração bilateral
➤Orientação espacial
➤Consciência corporal
➤Força muscular.
O processo de aquisição da linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros.
O processo de aquisição da linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros.
O aluno vai colorir os cata-ventos com as cores de sua preferência. Em seguida vai colar as duas partes. Ele vai observar os pontilhados para recortar certinho. Os desenhos que estão na outra página servirão para dar um acabamento no cata-vento.
Segundo Barreto (2000), O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da lateralidade e do ritmo.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário